ProRios: Governo vai investir mais de 180 milhões até ao final da década

  • 12/01/2026

O Pró-Rios foi hoje apresentado em Lisboa numa sessão presidida pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, que especificou que ao todo estarão afetos a obras em cursos de água 187 milhões de euros, o que da uma média de 46 milhões de agora até 2029.

 

Só para os rios e ribeiras do Algarve e Alentejo estão previstos 52,5 milhões de euros, disse Maria da Graça Carvalho, que pediu ambição e rapidez na apresentação e concretização dos projetos.

Deverão ser intervencionados mil quilómetros de rios e ribeiras, em mais de 80 intervenções, segundo a estimativa hoje apresentada.

O Pró-Rios pretende controlar e reduzir o risco de inundações, reforçar a adaptação às alterações climáticas, melhorar o estado ecológico dos ecossistemas, recuperar a biodiversidade e habitats degradados e valorizar os territórios para uso das populações.

A ministra recordou que durante muitos anos, em Portugal, mas também em outros países, os rios ficaram à beira do "colapso ecológico", tendo sido emparedados e tapados e usados para descargas de resíduos.

Nas cheias de Valência de 2024, que provocaram mais de 200 mortos, não ajudou o facto de os rios estarem confinados, apontou.

É por isso que um dos trabalhos do programa é intervir em áreas de grande risco de inundações, como Lisboa e Algés, mas também serão feitas intervenções em Faro, Albufeira e Tavira, além de outras de menor dimensão.

Com o mapa de risco de inundações feito e divulgado, a parte de identificar os caos mais urgentes das barreiras obsoletas e renaturalização dos rios será feita região a região, explicou.

Maria da Graça Carvalho disse que, do total dos 180 milhões de euros, cerca de 60 milhões serão para as obras maiores e o restante para a renaturalização dos rios, e todas devem estar prontas até 2029, sendo que as mais complexas, de Lisboa e Algés (Oeiras), estão mais adiantadas, e as de renaturalização podem ser feitas em cerca de um ano.

A ministra quer, nesta fase, a colaboração de entidades como universidades e associações de defesa do ambiente, porque a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), disse, não consegue fazer tudo sozinha.

Só no ano passado foram investidos 14 milhões de euros em 68 intervenções nos rios, segundo a governante, que disse que o Pró-Rios está alinhado com a estratégia Água que Une, com o Plano Nacional de Restauro (a ser feito) e com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.

Maria da Graça Carvalho disse que na próxima cimeira ibérica, no final do mês na região de Huelva, será assinado um acordo para o desassoreamento do rio Minho e restauração das margens. Atualmente, devido à grande quantidade de areia, não é fácil a travessia.

A ministra adiantou que outros temas na cimeira serão a biodiversidade, principalmente na recolha de dados e áreas marinhas protegidas, e também segurança climática, relacionada com a adaptação às alterações climáticas.

E disse que a recuperação do tempo perdido em relação aos rios, o restauro a natureza, a resiliência hídrica, a proteção do litoral e a "situação gravíssima" dos resíduos constituirão a agenda ambiental para este ano.

Pimenta Machado, o presidente da APA, que apresentou a Pró-Rios, disse que, das 1.834 massas de água superficiais do continente, mais de metade não atingiram o bom estado ecológico.

E salientou que mais de 100 mil pessoas vivem em zonas de risco de inundações em mais de 100 municípios.

A reabilitação fluvial não só ajuda a reduzir o risco de inundações como conserva os ecossistemas, melhora a qualidade da água e ajuda ao transporte de sedimentos, disse.

[Notícia atualizada às 15h47]

Leia Também: Ex-autarcas de Montalegre começam a ser julgados em 17 de abril

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2917893/prorios-governo-vai-investir-mais-de-180-milhoes-ate-ao-final-da-decada#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes