Propositado ou não? Brahim falhou penálti e acabou em lágrimas

  • 19/01/2026

Brahim Díaz foi uma das grandes figuras da final da Taça das Nações Africanas, disputada na noite de domingo e que consagrou o Senegal como o novo campeão africano. O craque da seleção de Marrocos esteve em foco ao falhar uma grande penalidade - e há quem diga que falhou propositadamente.

 

A forma como bateu o penálti, ao 24.º minuto dos descontos (!) ao estilo Panenka tem dado muito que falar, bem como a defesa fácil de Mendy e a forma como os jogadores do Senegal não celebraram. 

Pelo mundo fora sucedem-se as reações e não faltam críticas para o jogador marroquino do Real Madrid. 

"Não é o Zidane, não é o Ronaldo e não é Hakimi. Não tem esse estatuto. Podia até marcar cinco golos, mas isto é extremamente doloroso", atirou Khalid Boulahrouz, antigo defesa neerlandês, que passou pelo Sporting, com origem marroquina, citado pelo AS

Também Régis Brouard, treinador e atual comentador da RMC Sport, visou diretamente Brahim. 

"Reprovarei isto para o resto da minha vida. Marcar um penálti assim é uma falta de respeito para com o jogo, com a final e com o continente africano. Uma falta de respeito para com o treinador e com a sua equipa", vincou Brouard.

Mendy negou facilidades 

Do outro lado, Mendy, guarda-redes do Senegal, descartou a ideia de que Brahim quis desperdiçar a grande penalidade, sublinhando que os jogadores das duas seleções sabiam o que estava em causa. 

"Claro que não [foi de propósito]. Temos de ser sérios. A sério que alguém pensa que a um minuto do apito final e com um país inteiro a esperar por este título há 50 anos podemos concordar com isto? Ele quis marcar assim e eu fiz o meu trabalho, travando [a bola]. Nada mais", atirou Mendy. 

De lágrimas na hora de receber troféu individual 

Curiosamente, Brahim foi substituído em pleno prolongamento, talvez num gesto de reprovação do selecionador de Marrocos, e mostrou-se muito cabisbaixo tanto no banco de suplentes como na hora de subir a palco para recolher o prémio de melhor marcador da competição - cinco golos. 

De lágrimas nos olhos, o jogador de 26 anos foi consolado por compatriotas e até por Gianni Infantino, presidente da FIFA, que lhe entregou o troféu individual, mas a tristeza nunca desapareceu.

Nascido em Espanha, Brahim optou por representar a seleção de Marrocos, contrariando o exemplo de Lamine Yamal, que escolheu vestir a camisola de Espanha, e estava a ser uma das grandes figuras desta Taça das Nações Africanas, mas acaba por ficar ligado a um dos piores momentos da história da sua seleção e logo... em casa. 

Dos descontos loucos às teorias da conspiração. O que se passou no CAN?

Dos descontos loucos às teorias da conspiração. O que se passou no CAN?

O Senegal venceu a Taça das Nações Africanas na noite de domingo, depois de uma final quase interminável, que contou com diversas cenas surreais e que vão correndo mundo. Sadio Mané teve cabeça fria e Pape Gueye foi o herói no prolongamento.

Francisco Amaral Santos | 08:16 - 19/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2922000/propositado-ou-nao-brahim-falhou-penalti-e-acabou-em-lagrimas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes