Projeto do novo hospital em Évora com derrapagem orçamental de 58%

  • 18/11/2025

"Uma obra, quando leva muito tempo, acaba sempre por ter derrapagens. Esta já vai em 58% de derrapagem e eu diria que não vamos ficar por aqui", afirmou a governante, em declarações aos jornalistas após ter visitado a empreitada.

 

Ana Paula Martins falava no atual edifício do hospital de Évora depois de visitar as obras da nova unidade hospitalar e antes de uma reunião com os recém-designados membros do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo (ULSAC).

Segundo a ministra, o plano funcional inicial do novo hospital, datado de 2008, apontava para obras de construção na ordem dos 150 milhões de euros e, agora, com "58% de desvio", a empreitada ascende a cerca de 237 milhões de euros.

Entre diversas alterações que foram feitas ao longo dos anos, Ana Paula Martins frisou que "entre 2008 e 2025 muita coisa muda até em termos dos requisitos de segurança e de qualidade assistencial".

Atualmente, a empreitada tem "mais de 70% de execução", salientou, apontando o ano de 2027 como a data prevista para a conclusão das obras.

A governante assinalou que ainda existe "uma decisão importante para tomar em relação a algumas alterações ao projeto, que têm que ser tomadas agora", lembrando que já tomou posse o novo conselho de administração da ULSAC.

Depois, "é preciso rever o acordo" que existia com a Câmara Municipal de Évora para a questão dos arruamentos e dos acessos, adiantou, indicando que já ficou "apalavrada" uma reunião com o presidente do município, Carlos Zorrinho.

"Queremos muito que o novo hospital esteja pronto, a obra, e, depois, temos toda a parte do equipamento e a parte também de recursos humanos, mas isso tem que se fazer simultaneamente", sublinhou.

A ministra considerou que a futura unidade hospitalar "faz muita falta, não só à região do Alentejo", mas, sobretudo, a todo o distrito, admitindo a falta de condições das atuais instalações para profissionais e doentes.

Também em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Évora disse ver a visita da ministra às obras do novo hospital como "uma vontade do Governo" para, em conjunto com o município e a unidade local de saúde, se "acelerar e concluir o mais rápido possível" o investimento.

"A câmara está preparada para lançar todas as empreitadas das acessibilidades e depende de duas coisas, que a Estamo [sociedade de capitais públicos para compra, venda e gestão de imóveis e património] nos disponibilize o terreno público que precisamos e que o protocolo que permite as expropriações seja posto em prática", acrescentou Carlos Zorrinho.

A futura unidade hospital deverá ter 360 camas em quartos individuais - podem ser aumentadas até 487 -, 11 blocos operatórios, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro, entre outras valências.

Leia Também: Portugal junta-se a países que querem oceano nas negociações climáticas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2890493/projeto-do-novo-hospital-em-evora-com-derrapagem-orcamental-de-58#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes