Projeto de lei da pena de morte para terroristas em Israel aprovado

  • 10/11/2025

O texto foi aprovado por uma maioria de 39 votos contra 16.

 

O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, figura da extrema-direita israelita, ameaçou deixar de votar com a maioria que apoia o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu (direita) se esta proposta, apresentada por uma deputada do seu partido, não fosse sujeita a votação na Knesset.

Agora, o projeto de lei ainda precisa dos votos em segunda e terceira leituras para que possa tornar-se lei.

O projeto propõe que "qualquer pessoa que cause intencionalmente ou por indiferença a morte de um cidadão israelita por motivos de racismo ou hostilidade contra uma comunidade, com o objetivo de prejudicar o Estado de Israel e o renascimento do povo judeu no seu país, será sujeita à pena de morte".

Com tal formulação, a pena de morte poderia aplicar-se a um palestiniano que matasse um israelita, mas de forma alguma a um israelita que matasse um palestiniano.

Ao julgar admissível esta proposta de lei, a Comissão de Segurança Nacional da Knesset indicou, a 03 de novembro, que o objetivo do texto era "cortar o terrorismo pela raiz e criar uma forte dissuasão".

"Qualquer terrorista que se prepare para cometer um assassinato deve saber que só há uma punição: a pena de morte", declarou o ministro Ben Gvir no mesmo dia.

A votação da Knesset ocorre enquanto um cessar-fogo frágil entre Israel e o Hamas entrou em vigor a 10 de outubro, sob a pressão dos Estados Unidos, mais de dois anos após o início da guerra, desencadeada pelo ataque sem precedentes ao movimento islâmico palestiniano Hamas em 7 de outubro de 2023.

A 03 de novembro, o Hamas classificou o projeto de lei como uma "flagrante violação do direito internacional", pedindo "às Nações Unidas, à comunidade internacional e às organizações humanitárias e de direitos humanos relevantes que tomem medidas imediatas para parar este crime brutal".

A Autoridade Palestiniana denunciou "um passo perigoso destinado a continuar o genocídio e a limpeza étnica sob o pretexto de legitimidade".

[Notícia atualizada às 23h14]

Leia Também: Soldados israelitas terão alvejado civis "sem restrições" em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2886193/projeto-de-lei-da-pena-de-morte-para-terroristas-em-israel-aprovado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes