Professor condenado por abusar de alunas foi colocado. Eis o que se sabe

  • 15/09/2025

O professor condenado por 62 crimes de abuso sexual a 15 alunas - e que aguarda agora o resultado do recurso - volta a estar nos holofotes, depois de ter sido colocado no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, em Famalicão, distrito de Braga.

 

A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias (JN), que deu conta de que o professor de Educação Moral e Religiosa está de baixa, mas poderá regressar ao trabalho a qualquer momento.

Para além de ter sido condenado a oito anos de prisão, a sentença decreta ainda a proibição da profissão por dez anos, assim como do contacto com menores. Mas Fernando Silvestre aguarda agora a decisão do Tribunal da Relação em relação ao recurso que interpôs.

O que diz o Ministério da Educação?

O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, foi questionado esta segunda-feira, acerca desta colocação, tendo o governante dito que é a escola que tem a responsabilidade de garantir que deixa de haver contacto com os alunos.

"Nem que ele voltasse à escola por ter direito de voltar à escola, ele não teria qualquer contacto com os alunos. Estas situações acontecem, e volto a repetir, temos uma comunidade muito grande, infelizmente temos estas situações. Obviamente, estas pessoas estão sinalizadas e qualquer diretor da escola sabe que uma pessoa nesta situação não pode ter contacto com crianças", disse Fernando Alexandre.

Professor condenado por abusos? Escola tem de garantir afastamento

Professor condenado por abusos? Escola tem de garantir afastamento

O ministro da Educação afirmou hoje que o professor condenado a oito anos de prisão por abuso sexual de menores que voltou a ser colocado não terá contacto com alunos e que cabe à escola garantir isso.

Lusa | 13:18 - 15/09/2025

"É a responsabilidade da escola, sim. O processo de descentralização também envolveu uma grande responsabilização. Quem está no terreno tem de ter mais competências e mais responsabilização", acrescentou.

Não é a 'primeira' colocação

Explica o JN que já o ano passado - quando acusado dos crimes -, este professor também foi colocado numa escola na Póvoa de Varzim. Na altura os pais ameaçaram fechar a escola, o ministério justificou que não havia uma decisão judicial para o caso e o docente, então com 54 anos, meteu baixa.

Agora, a escola em que foi colocado fica a nove quilómetros daquela em que, alegadamente, foram cometidos os crimes pelos quais já foram condenados.

O caso

Note-se que o professor em causa foi condenado a oito anos de prisão em outubro do ano passado. Segundo o que o despacho explicava, à data dos factos, ocorridos entre 2014 e 2018, o arguido era docente de Educação Moral e Religião Católica na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, Braga, e professor de teatro. O homem estava acusado de 87 crimes de abuso sexual de menores, que tinham entre 14 e 17 anos.

Ter-se-ão dado como provados 62 destes crimes, tendo em outubro a juíza presidente rejeitado a tese de "cabala" defendida pelo docente, e acrescentado que o mesmo era "um mestre na arte de manipulação e dissimulação".

Professor de Moral condenado a 8 anos por abuso de alunas em Famalicão

Professor de Moral condenado a 8 anos por abuso de alunas em Famalicão

O Tribunal de Guimarães condenou hoje a oito anos de prisão o professor de Moral e encenador de teatro por 62 crimes de abuso sexual de menores dependentes, cometidos sobre 15 alunas de uma escola de Vila Nova de Famalicão.

Lusa | 15:02 - 03/10/2024

O coletivo de juízes referiu então que as vítimas apresentaram testemunhos "absolutamente credíveis, convincentes e até comoventes".

"Sem sinais de propósitos vingativos, apesar, por um lado, do indisfarçável incómodo e mágoa que os factos relatados (ainda) lhes causava e, por outro, da admiração e estima que confessaram sentir pelo arguido e que explicam que, durante todo o tempo e até à denúncia, tenham desvalorizado o seu comportamento e atitudes que, por isso, todas, interpretavam como 'normais' no teatro e sem malícia do seu autor", sublinhou a juíza presidente.

Leia Também: Inspeção-Geral da Educação abre processo à ACE após denúncias de assédio

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2854008/docente-condenado-por-abuso-sexual-colocado-novamente-sinalizado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes