Professor acusado de maus-tratos nega agressões no Tribunal de Leiria

  • 23/01/2026

O arguido prestou declarações esta manhã em tribunal e o seu advogado João Paulo Linhares explicou à Lusa que o professor negou os comportamentos como estão descritos na acusação.

 

"Assumiu que falou alto, que agarrou no braço, como forma de corrigir o comportamento [em sala de aula] da criança para que tomasse atenção, mas negou as chapadas", disse o advogado.

O arguido confirmou ainda que mandou outra criança pedir desculpa à turma, porque estaria a mandar pedras no recreio, acrescentou João Paulo Linhares, sublinhando que, mais uma vez, o professor negou as agressões físicas.

Já durante a tarde, a mãe de uma das crianças alegadamente agredida adiantou ao tribunal que a sua filha frequentava o 1.º ano de uma escola do concelho de Leiria, no ano letivo de 2021/2022.

Cerca de um mês depois do início das aulas, em outubro de 2021, a mãe adiantou que o professor arguido neste processo lhe ligou para pedir desculpa, assumindo que tinha dado uma chapada à criança.

"Justificou que era uma menina teimosa, irrequieta. E pediu desculpa, garantindo que a situação não se voltaria a repetir. Como foi o professor a ligar e a pedir desculpa, dei o assunto por encerrado", revelou a mãe.

A partir de então a mãe disse ter ficado mais atenta e ao perguntar aos filhos o que se passava diariamente na escola, o irmão gémeo, que estava na mesma turma, relatava, por várias vezes, que a irmã "continuava a levar chapadas e beliscões no braço".

Noutro alegado incidente, em fevereiro de 2022, a criança revelou que terá sido "puxada pelos colarinhos, arrastada até ao corredor e levado duas chapadas".

"O professor levou-a para a casa de banho e esfregou a cara com um papel", acrescentou.

A mãe disse, contudo, que nunca tinha visto nenhuma marca física.

Este episódio levou os pais a agendar uma reunião com a direção do agrupamento de escolas e com o representante da associação de pais.

Ainda segundo a mãe, a diretora do agrupamento, na altura, informou que não tinha poderes para suspender o docente, mas que seria instaurado um inquérito.

O professor está acusado pelo MP de dois crimes de maus-tratos em concurso aparente com dois crimes de ofensa à integridade física qualificada.

No despacho de acusação, consultado pela agência Lusa, lê-se que o arguido, de 51 anos, professor numa escola do 1.º ciclo do concelho de Leiria, em outubro de 2021 desferiu uma chapada a uma aluna, então com 6 anos, por aquela ter "um comportamento irrequieto", ação que repetiu noutras ocasiões.

Entre outros aspetos, o MP referiu que, em fevereiro do ano seguinte, por a aluna se ter recusado a olhar para o quadro, o professor agarrou-a pelo queixo e deu-lhe "três ou quatro bofetadas no rosto".

Depois, empurrou-a para fora da sala de aula em direção à casa de banho, "ao mesmo tempo que lhe ia dando diversas chapadas no rosto".

Quando professor e aluna se encontravam na casa de banho, aquele "lavou a cara da menor com força, esfregou papel no seu rosto com muita força e disse-lhe aos berros: 'Vai para a sala de aula'".

Ainda de acordo com o despacho de acusação, em março de 2024, um outro menor, então com 09 anos, estava numa aula de karaté na escola.

Como a criança estava a perturbar a aula, uma professora chamou-a à atenção e chamou o arguido, que não era docente daquela.

O arguido disse à criança "para pedir desculpa à turma, o que o menor não fez de imediato", acabando por lhe dar duas chapadas, o que foi presenciado pela professora e quatro colegas.

A agência Lusa enviou, em outubro de 2025, um pedido de informação, que reiterou na quarta-feira, ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, questionando, entre outras perguntas, se o docente foi alvo de processo disciplinar, mas não obteve resposta.

Leia Também: Acessos à Praia do Pedrógão em Leiria encerrados devido ao mau tempo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2925195/professor-acusado-de-maus-tratos-nega-agressoes-no-tribunal-de-leiria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes