Produtores chineses pedem proteção face à pressão das importações de carne

  • 26/12/2025

Segundo o jornal, associações, empresas e criadores de gado atribuem o colapso da rentabilidade ao aumento da quota de mercado da carne importada, o que terá provocado a descida dos preços do gado, perdas em explorações reprodutoras e um aumento do abate de fêmeas "para aliviar pressões financeiras".

 

O vice-secretário-geral da Associação Chinesa de Pecuária, Liu Qiangde, afirmou que o setor atravessa desde 2024 um período prolongado de "grandes perdas" e apelou à adoção de medidas "antes do fim do ano" para proteger a produção e estabilizar as expectativas do mercado.

Citado pelo jornal, o investigador Zhu Zengyong alertou que a redução da capacidade reprodutiva das vacas pode traduzir-se numa escassez de oferta durante vários anos, devido ao "longo ciclo produtivo" do gado bovino em comparação com o suíno ou o frango.

As declarações surgem a poucos dias do primeiro aniversário do início de uma investigação do Ministério do Comércio da China, lançada em 27 de dezembro de 2024, a pedido de associações nacionais, para avaliar o impacto das importações de carne bovina no mercado interno.

O inquérito analisa o crescimento das importações entre 2019 e 2024 e procura determinar se estão reunidas as condições para a imposição de tarifas ou outras medidas de salvaguarda temporárias.

Segundo dados oficiais citados na abertura do processo, as importações de carne de vaca aumentaram 64,9% entre 2019 e 2023 e mais de 100% na primeira metade de 2024 face a 2019, ultrapassando os 30% de quota de mercado.

O debate insere-se num contexto mais amplo de tensões comerciais entre a China e parceiros como a União Europeia, após Pequim impor tarifas à carne de porco e a produtos lácteos europeus, em resposta aos impostos aplicados por Bruxelas aos veículos elétricos chineses.

No entanto, eventuais tarifas sobre a carne de vaca importada teriam caráter geral e, em princípio, não visariam diretamente a UE, afetando também grandes exportadores como o Brasil, a Argentina ou a Austrália.

Leia Também: Condenado à morte na China por assassinar os filhos menores com pesticida

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909732/produtores-chineses-pedem-protecao-face-a-pressao-das-importacoes-de-carne#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes