Produtora considerou fazer um "GTA" no Rio de Janeiro e Tóquio
- 26/12/2025
Um antigo funcionário da Rockstar Games que trabalhou em jogos antigos da saga “GTA” confirmou em entrevista ao site Gameshub que a produtora chegou a considerar criar jogos fora dos EUA.
Obb Vermeij, que chegou a ter o cargo de diretor técnico na Rockstar Games e que abandonou a produtora após o lançamento de “GTA IV” em 2008, afirmou que depois de Liberty City (Nova Iorque), San Andreas (que inclui as cidades de Los Angeles, San Francisco e Las Vegas) e Vice City (Miami) foram consideradas outras cidades como o Rio de Janeiro no Brasil, Moscovo na Rússia, Istambul na Turquia, entre outras.
O ex-funcionário da Rockstar Games revelou ainda que, entre todas as hipóteses consideradas, a que mais esteve perto de se materializar foi a de criar um “GTA” numa cidade baseada em Tóquio, no Japão.
Vermeij explicou que a Rockstar Games chegou à conclusão que um “GTA” localizado numa cidade fora dos EUA não teria o mesmo impacto e que, caso decidissem seguir por essa via, era um grande risco dado que a produção de um jogo da série leva vários anos.
“As pessoas adoram ter estas ideias loucas mas, quando estão em causa milhares de milhões de dólares, é demasiado fácil fazeres novamente o que já sabes e, além disso, os EUA são o epicentro da cultura ocidental, por isso toda a gente conhece as cidades, mesmo as pessoas que nunca lá estiveram”, explicou Vermeij. “Têm uma imagem mental destas cidades. Não faz sentido fazer [um jogo] numa localização pela novidade. “GTA: Toronto”? Não funcionaria”.
Serve recordar que, depois de “GTA V” ter tido lugar numa área limitada do estado de San Andreas, o próximo jogo da série regressará a Vice City. “GTA VI” tem atualmente data de lançamento marcada para o dia 19 de novembro de 2026.
Leia Também: Jogo de 007 adiado por dois meses. "GTA VI" foi responsável?














