Produção de milho ficou quase 40% abaixo da média em Cabo Verde

  • 22/01/2026

"A produção de milho em 2025 [em Cabo Verde] está estimada em cerca de 1.100 toneladas, quase 40% abaixo da (já baixa) média dos cinco anos anteriores, refletindo o impacto negativo" das condições atmosféricas, bem como "a redução da área plantada", indicou a FAO, no mais recente sumário do Sistema Global de Informação e Alerta Agrícola e Alimentar (GIEWS, sigla em inglês).

 

A redução das áreas plantadas insere-se numa tendência mais vasta "de abandono das atividades agrícolas em algumas regiões do país, impulsionada pelos padrões de pluviosidade irregulares, pelo elevado custo da mão-de-obra agrícola nos últimos anos e pela emigração dos jovens", detalha a organização.

O milho é praticamente o único cereal cultivado no arquipélago, faz parte da base alimentar diária de parte da população e a colheita foi concluída em dezembro.

A estação das chuvas, que normalmente se estende de agosto a outubro, teve uma distribuição "errática" e os totais acumulados "ficaram abaixo da média".

Segundo o mesmo boletim, consultado hoje pela Lusa, os preços do milho produzido localmente registaram ligeiros aumentos (até 5%) entre outubro e dezembro.

Quanto a outros cereais básicos importantes, incluindo a farinha de trigo e o arroz importados, permaneceram praticamente estáveis durante o mesmo período.

As estimativas da FAO apontam para cerca de 37.800 pessoas em situação de insegurança alimentar aguda entre outubro e dezembro de 2025, em Cabo Verde, "número ligeiramente inferior às 41.300 pessoas (8% da população analisada) que, segundo as estimativas, necessitariam de assistência humanitária no mesmo período de 2024", acrescentou.

A organização aponta para "preocupações" quanto à situação de segurança alimentar das famílias afetadas pelas cheias de 2025, que perturbaram os meios de subsistência e danificaram infraestruturas críticas nas ilhas de São Vicente, Santo Antão (no concelho do Porto Novo), São Nicolau e Santiago (nos concelhos do Tarrafal, São Miguel, Santa Cruz e Santa Catarina), levando o Governo a declarar o estado de emergência.

As primeiras projeções indicam que "cerca de 33.500 pessoas (7% da população analisada) deverão enfrentar insegurança alimentar aguda" no período entre colheitas, de junho a agosto de 2026.

Leia Também: Cabo Verde lança vacinas contra diarreias, pneumonia e meningite

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2924652/producao-de-milho-ficou-quase-40-abaixo-da-media-em-cabo-verde#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes