Procuradora-geral de Nova Iorque saúda restituição de verbas para prevenção de desastres

  • 12/12/2025

O Governo do republicano Trump pôs em abril fim ao programa Construir Infraestruturas e Comunidades Resistentes (BRIC, na sigla em inglês), que destina milhares de milhões de dólares à prevenção de catástrofes naturais.

 

Trata-se de uma iniciativa pertencente à Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês), cujos programas têm sido criticados por Trump em diversas ocasiões desde que regressou à Casa Branca, em janeiro deste ano, para um segundo mandato presidencial (2025-2029).

O Governo Trump suspendeu em abril os 3.600 milhões de dólares (3.065 milhões de euros) previstos para o programa e afirmou também que não atribuiria à iniciativa mais 882 milhões de dólares (751 milhões de euros) previstos para o próximo ano.

O juiz federal Richard G. Stearns, de Massachusetts, impediu na quinta-feira o executivo republicano de cancelar o programa BRIC, argumentando que a sua decisão de o descontinuar "é ilegal", segundo o diário The New York Times.

Num comunicado hoje divulgado, Letitia James saudou a ordem do magistrado e sublinhou que o BRIC ajuda os estados federados "a salvar vidas".

"Esta decisão constitui uma grande vitória para os nova-iorquinos e para milhões de pessoas em todo o país cujas vidas e meios de subsistência se viram ameaçados pela tentativa irresponsável de eliminar este programa", afirmou a procuradora do estado de Nova Iorque.

O programa BRIC fornece assistência financeira e técnica aos estados e apoia a construção de infraestruturas, como abrigos para alojar pessoas de zonas evacuadas e diques de contenção para impedir inundações.

Em concreto, o estado de Nova Iorque conta com 38 projetos BRIC, no valor total de mais de 380 milhões de dólares (323 milhões de euros), e a cidade, "especialmente vulnerável a inundações", espera receber mais verbas para 19 projetos diferentes, de acordo com o comunicado.

A decisão do juiz é a resposta a uma ação judicial interposta em julho por uma aliança de 20 procuradores-gerais --- incluindo Letitia James --- e pelos governadores do Kentucky e da Pensilvânia.

Na ação, os autores alertaram que a falta de fundos dos BRIC tinha sido devastadora para os respetivos estados, que foram obrigados a adiar, reduzir ou cancelar centenas de projetos de mitigação de danos de catástrofes naturais dependentes destes recursos.

Leia Também: Mais de 4,1 milhões de crianças na Ásia afetadas pelas inundações

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903523/procuradora-geral-de-nova-iorque-sauda-restituicao-de-verbas-para-prevencao-de-desastres#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes