Procura dispara e esgota cheques para elétricos (2.200 vagas em horas)

  • 29/12/2025

O programa público de apoio à compra de automóveis elétricos para pessoas singulares esgotou hoje ao fim de poucas horas, no dia em que o Fundo Ambiental abriu o prazo de candidaturas, confirmou à Lusa fonte do Ministério do Ambiente.

 

As candidaturas abriram às 10:00 e, duas horas mais tarde, já tinham sido atingidas 82% das 2.200 vagas disponíveis, sendo que o número restante foi atingido entretanto, de acordo com a informação prestada por fonte do ministério que tutela o Fundo Ambiental.

O Governo destinou 8,8 milhões de euros para o apoio a pessoas singulares, para atribuir 2.200 incentivos à compra de veículos elétricos e, segundo dados do 'site' do Fundo Ambiental consultados cerca das 16:00, já foram apresentadas 2.203 candidaturas, das quais 2.201 consideradas elegíveis e duas declaradas excluídas.

De acordo com as regras publicadas no 'site' do Fundo Ambiental, "a aprovação de candidaturas ao incentivo é efetuada pelo Fundo Ambiental, através da atribuição do número sequencial de candidatura para a tipologia a que se destina, correspondente à ordem da data e hora de submissão da candidatura".

Também já esgotaram as candidaturas para a compra de bicicletas convencionais, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, confirmou igualmente à Lusa fonte do Ministério do Ambiente.

No caso do apoio à compra de veículos ligeiros de passageiros, dirigido a pessoas singulares, o Fundo Ambiental paga 4.000 euros pela compra de um carro 100% elétrico novo e pelo abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos.

Segundo as regras publicadas no 'site' do Fundo Ambiental, "são elegíveis veículos adquiridos por compra e venda ou locação financeira com duração mínima de 24 meses, celebradas após 1 de janeiro de 2025".

O custo final do carro vai até 38.500 euros, incluindo IVA e despesas associadas. No caso de veículos com mais de cinco lugares, o limite máximo é de 55.000 euros, incluindo IVA e despesas associadas.

No caso do incentivo à compra de bicicletas convencionais para uso citadino, que também esgotou, o incentivo equivale a 50% do valor de aquisição, incluindo IVA, até ao máximo de 500 euros.

Nesta tipologia, o apoio esgota quando são atingidos 545 incentivos ou o total do apoio de 272.500 euros.

O mesmo concurso também tem apoios à compra de bicicletas de carga com assistência elétrica. Nesse caso, o incentivo corresponde a 50% do valor de aquisição, incluindo IVA, até ao máximo de 1.500 euros.

Para as bicicletas com assistência elétrica concebidas para uso citadino, o incentivo equivale a 50% do valor da compra, incluindo IVA, com um teto de 750 euros.

Nos motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, o apoio é igualmente de 50% até 1.500 euros. Para esta tipologia, o Governo definiu 750.000 euros, o que pode abranger 500 incentivos.

Na tipologia das bicicletas de carga, com ou sem assistência elétrica, o apoio global destinado é de 1,2 milhões de euros, podendo abranger 800 incentivos.

Leia Também: Carta só para elétricos em menos tempo e mais barata? A proposta francesa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2911005/procura-dispara-e-esgota-cheques-para-eletricos-2200-vagas-em-horas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes