"Problemas técnicos". ANA confirma aterragem de emergência em Faro
- 17/12/2025
A ANA - Aeroportos de Portugal confirmou, esta quarta-feira, uma aterragem de emergência no Aeroporto de Faro, da Jet2, devido a "problemas técnicos". O voo, que fazia a ligação Londres Stansted, no Reino Unido, e Fuerteventura, nas Canárias, aterrou com segurança a meio da manhã.
Num comunicado enviado às redações, a ANA explica que o "voo da Jet2 com origem em Londres Stansted e destino Fuerteventura - Canárias, solicitou aterragem de emergência devido a problemas técnicos", sem adiantar mais sobre as causas do incidente.
"O avião aterrou com segurança às 10:47 (Hora local)", indica ainda a ANA.
Contudo, importa referir que "foi ativado o Plano de Emergência do Aeroporto Gago Coutinho-Faro adequado a este tipo de situação", explica a gestora de aeroportos.
Fonte da proteção civil indicou ao Notícias ao Minuto que foram acionados os meios de prevenção para o local, tendo sido depois desmobilizados assim que a ocorrência foi resolvida.
Voo tinha a duração de quatro horas
O voo LS1451 da Jet2 partiu de Londres Stansted às 08h05, para um voo de quatro horas até à ilha espanhola.
Segundo o site Air Live, o Boeing 737-800 declarou emergência a bordo e teve de alterar a sua rota, pouco depois das 10h, em direção ao aeroporto Gago Coutinho, em Faro, no Algarve.
A Proteção Civil confirmou que foi acionado para intervir numa situação em que foi ativado um alerta vermelho a bordo. Sem dar muitos pormenores sobre o que esteve na origem do alerta, a mesma fonte refere que vários meios foram mobilizados para o local, de forma preventiva, tendo pelo 10h53 desmobilizado por se considerar que não havia necessidade de intervenção.
Segundo o Flight Aware, o aparelho aterrou às 10h45 no Aeroporto de Faro.
"Face à declaração de emergência do comandante, foi ativado o Plano Prévio de Intervenção para o aeroporto Gago Coutinho, no seu nível vermelho, um plano preventivo que define e mobiliza vários meios da Proteção Civil", especificou a mesma fonte, desta vez à Agência Lusa, esta manhã.
Após o alerta do comandante da aeronave, o protocolo de segurança aérea foi ativado e o voo recebeu prioridade para aterrar, tendo sido direcionado para a pista, onde já estavam mobilizados os serviços de emergência do aeroporto.
No total foram mobilizados 94 operacionais com o apoio de 41 veículos, concluiu a fonte da Proteção Civil.
[Notícia atualizada às 17h25]
Leia Também: "Alerta vermelho". Avião com destino a Espanha aterra de urgência em Faro















