Problemas renais e não só! Eis 6 consequências (graves) da dieta Keto
- 17/02/2026
A dieta Keto é cada vez mais popular e sugerida nas redes sociais. Mas será que sabe mesmo do que se trata, ou adere a estas modas simplesmente pela necessidade, não avaliada clinicamente, de uma dieta em si?
Saiba, então, que se é esta dieta que quer implementar estar dieta vai ter de substituir praticamente os açúcares por gorduras.
E, apesar do conceito de dieta ser amplamente associado a uma melhoria de um estilo de vida, este nem sempre é sinónimo de saúde.
O que é a dieta Keto?
A dieta Keto, também conhecida por dieta cetogénica, é caracterizado pelos especialistas da Very Well Health como um "estado metabólico em que o corpo utiliza gorduras para obter energia em vez de glicose, tipicamente devido à ingestão muito baixa de hidratos de carbono".
O que se pode e não pode comer durante a deita Keto
Alimentos recomendados
Ovos, carnes, peixes, azeite, abacate, nozes, queijos e vegetais
Alimentos "proibidos"
Doces, bebidas doces como refrigerantes, mel, cereais, pão, massas, arroz, feijão, grão-de-bico, batata, frutas ricas em açúcar como bananas, maçãs, uvas, e laranjas.
Consequências da dieta Keto
Desidratação
"A desidratação é um efeito secundário comum no início da cetose. Felizmente, é de curta duração e tratável. Pode sentir desidratação logo no início da cetose devido a alterações nos eletrólitos que influenciam a hidratação".
De acordo com estes especialistas, os sintomas de desidratação causados pela cetose incluem:
Boca seca
Dores de cabeça
Tonturas
Distúrbios visuais
Para prevenir estes sintomas e compensar os níveis de desidratação deve beber bastante água.
Gripe Keto
Desde que se tornou popular, a dieta keto tem sido associada a também a um dos efeitos secundários mais comuns, a gripe keto, podendo "ocorrer nas primeiras semanas após iniciar a dieta cetogénica".
Os sintomas da gripe cetogénica tendem a variar, mas podem ser semelhantes aos de uma gripe. Geralmente implicam:
Dores de cabeça
Fadiga
Náuseas
Tonturas
Névoa mental
Dor de estômago
Cãibras e fraqueza muscular
Obstipação
Algumas pessoas tendem a ficar com o intestino preso durante esta dieta "devido à natureza extrema de mudanças na dieta".
Dado que este tipo de dieta exige que consuma pouquíssimos gramas de hidratos de carbono e, portanto, fibras. A obstipação pode ser causada simplesmente pelo consumo de uma menor quantidade de calorias.
Hipoglicemia
Os hidratos de carbono têm um efeito ainda mais direto nos níveis de açúcar no sangue. "Portanto, a ingestão muito baixa de hidratos durante a cetose pode levar à hipoglicemia".
Sintomas mais comuns da hipoglicemia:
Tremores
Fome
Fadiga
Tontura
Aumento da frequência cardíaca
Dor de cabeça
Mudanças na visão
Deficiências nutricionais
"Seguir a dieta cetogénica ou estar em cetose pode levar a deficiências nutricionais devido à restrição de hidratos de carbono, que são fontes vitais de várias vitaminas e minerais.
Desenvolvimento de doenças cardiovasculares
Investigações citadas por estes especialistas sugerem que a dieta cetogénica "pode aumentar o risco de problemas cardíacos específicos". Embora a dieta "possa reduzir rapidamente triglicerídeos, pressão arterial e peso corporal, os seus benefícios a longo prazo para a saúde do coração ainda não estão claros".
Problemas renais
A cetose, segundo apontam estes especialistas, "pode impactar negativamente nos rins, podendo levar a problemas a curto ou longo prazo".
A par disso, o "aumento das pedras nos rins também pode resultar da ingestão de mais alimentos de origem animal e de proteínas do que o recomendado para essa dieta".
Sintomas mais comuns destes problemas renais:
Dores agudas nas costas
Sangue na sua urina
Sentir que precisa urinar com frequência
Dor ao urinar
Incapacidade de urinar (retenção urinária)
Urina turva ou com cheiro desagradável














