Primeiro sinal de alerta do corpo quando não consome proteína suficiente!
- 19/12/2025
É importante não negligenciar os sinais de alerta que o corpo nos transmite. Contudo, especialistas alertam para a necessidade de antecipar esses mesmos avisos naturais do corpo humano.
O melhor tratamento continua a ser a prevenção. Além disso, a carência de proteína pode ser bem mais problemática do que se pensa.
A proteína é um "composto por aminoácidos", que dada a sua importãncia, a nutricionista Cara Harbstreet descreve ao Prevention como "blocos de construção da vida."
Sinais de que não está a consumir proteína suficiente
Sendo este nutriente descrito como um conjunto de blocos, quando algum falha, a construção pode ruir. A especialista explica que se sente falhas de força ou sente que tem as energias a serem "drenadas" é provável que esteja algo em falta e podem ser os níveis de proteína.
Este sintoma de forma isolada pode ser confundido com outros problemas de saúde. No entanto, quando este é acompanhado por sensação de fome ou insaciedade entre refeições, a especialista esclarece que não são precisos mais sinais — o diagnóstico é nítido: falta proteína.
No seguimento desta carência nutricional, se faz exercício físico regularmente ou se faz esforços físicos, a médica explica que a sua capacidade de recuperação também será sempre menor quando tem os níveis de proteína a baixo do recomendado.
Leia Também: Tem um atleta na família? Eis 9 ideias de presentes para o surpreender
Se não tem a certeza da quantidade que precisa ingerir diariamente, o ideal é consultar um nutricionista que possa ajustar essas quantidades às suas necessidades.
Ainda assim, o especialista Harris-Pincus descreve à mesma fonte que para preparar uma refeição equilibrada deve "procurar que 1/4 do prato contenha proteína, 1/4 de grãos integrais e 1/2 frutas e vegetais".
Seja em pó (whey protein) ou através de alimentos — é inegociável, deve incluir proteína em todas as refeições!
Benefícios da proteína
Proteína em pó não é só para as pessoas que treinam. Adequa-se, sobretudo, a quem tenha dificuldades em ingerir estes nutrientes através da alimentação diária. Nutricionistas explicam que os benefícios são muito amplos.
Além dos benefícios musculares já conhecidos, a proteína tem outras vantagens. Este alimento chega a todas as enzimas do corpo, hormonas, alguns órgãos e ao sistema imunológico.














