"Primeiro-ministro decidiu ser uma espécie de mentor de autoajuda"

  • 25/12/2025

A dirigente socialista Inês Medeiros criticou o primeiro-ministro na sequência da sua mensagem de Natal ao país, dizendo que Luís Montenegro "decidiu ser uma espécie de mentor de auto-ajuda, com discursos motivacionais" e que não foi para isso que "foi eleito".

 

"Em primeiro lugar, uma questão de atitude. O senhor primeiro-ministro decidiu ser uma espécie de mentor de autoajuda com discursos motivacionais. Não foi para isso que foi eleito. Foi eleito para decidir, governar e criar estratégias a curto, médio e longo prazo para resolver os problemas que afetam os portugueses e acalmar aquelas que são as nossas angústias coletivas", começou por dizer, em declarações aos jornalistas, na sede do Partido Socialista (PS).

E acrescentou: "Não basta proclamar grandes chavões de motivação, importa saber criar riqueza, saber decidir e importa ser claro naquilo que se pretende para esta família portuguesa que é o nosso país". 

Na ótica da socialista, "falta a capacidade reformista que se apregoa e não se revela".

A dirigente do PS, que é também presidente da Câmara de Almada, lamentou que a saúde tenha ficado "estranhamente ausente" do discurso do primeiro-ministro, frisando que Luís Montenegro prometeu que teria, em 60 dias, "uma reforma substancial" no setor, mas "mais de 600 dias depois", ainda não se sabe "qual a estratégia e visão [do Governo] para o SNS".

"Outra ausência grande foi o tema da habitação e, em contrapartida, temos assistido a medidas injustas e ineficazes que, na realidade, o que fazem é continuar a promover a especulação imobiliária, beneficiar aqueles que mais têm e prejudicar os que menos têm, nomeadamente os jovens", criticou, considerando a habitação é precisamente um dos setores que contraria a tese do primeiro-ministro de que, se o país não melhora, é porque "os portugueses não estão suficientemente motivado".

"Não, os portugueses estão sempre motivados, quem parece não estar suficientemente motivado para resolver o problema da habitação é mesmo o Governo", criticou.

A dirigente do PS criticou ainda o primeiro-ministro por não ter dito "nem uma palavra em relação aos jovens", acusando o executivo, de "perante a sangria [para o estrangeiro] da geração mais qualificada de sempre", em vez de "ter medidas para atrair jovens", apresenta um pacote laboral que "tem como resultado óbvio aumentar a precariedade".

Que disse Montenegro na mensagem de Natal?

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu, esta quinta-feira, dia 25 de dezembro, que Portugal vive um momento de viragem em que tem de trocar a "mentalidade do deixar andar" pela da superação, apontando o futebolista Cristiano Ronaldo como exemplo do espírito de afirmação pela excelência.

Na sua segunda mensagem de Natal enquanto chefe do executivo PSD/CDS-PP, Luís Montenegro manifestou a convicção de que não haverá legislativas antecipadas até 2029 e apelou a que, até ao final da legislatura, todos se concentrem no interesse do país.

"Não temos de estar todos de acordo, mas temos de compreender que não é a nossa posição individual o mais importante (...) Agora que vamos ter cerca de 3,5 anos sem eleições nacionais, é a altura de todos nos focarmos em cumprir a nossa responsabilidade e fazer tudo para garantir a Portugal e a cada português um futuro mais próspero", avisou.

O primeiro-ministro realçou os resultados económicos dos últimos anos, considerando que dão mais razões para acreditar que o país está "no caminho certo".

"Portugal é hoje uma referência a nível europeu e mundial. Os rendimentos dos portugueses estão a subir e a nossa economia a crescer consistentemente acima da média europeia", destacou, voltando a realçar a recente distinção de Portugal pela revista "The Economist".

[Notícia atualizada às 22h16]

Montenegro pede

Montenegro pede "mentalidade vencedora" ao país: "Acreditar em Portugal"

O primeiro-ministro defendeu que Portugal vive um momento de viragem e que é necessário trocar a "mentalidade do deixar andar" pela da superação, pedindo uma "mentalidade vencedora" e deu até como exemplo Cristiano Ronaldo. Para Luís Montenegro, "a melhor prenda é acreditar mais em Portugal".

Notícias ao Minuto com Lusa | 21:02 - 25/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2909673/primeiro-ministro-decidiu-ser-uma-especie-de-mentor-de-autoajuda#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes