Primeiro Ford com plataforma Renault pode ser o regresso do Fiesta
- 12/02/2026
Com o objetivo vincado de singrar no mercado europeu, a Ford estabeleceu uma parceria com a Renault, anunciada em dezembro passado. Nesse âmbito, irá usar a plataforma AmpR Small para carros elétricos do fabricante francês.
Para já, estão previstos dois modelos com esta tecnologia, sendo um deles um hatchback que deverá fazer voltar à gama o popular Fiesta. A estreia está prevista para 2028. E o design será da própria Ford, apesar da partilha da tecnologia elétrica e da montagem na ElectriCity em França.
Jim Baumbick, atual presidente da Ford of Europe, confirmou-o ao site Auto Express: "A Ford irá liderar o desenvolvimento do design e de coisas como a suspensão, direção, manobrabilidade e travagem, para inserir o ADN exclusivo da Ford e reforçar o posicionamento da nossa marca".
O mesmo responsável esclareceu que os dois futuros modelos da Ford para a Europa serão complementares ao atual Puma Gen-E.
O primeiro é, então, ao que tudo indica, esse regresso do Fiesta - agora como um modelo 100 por cento elétrico, depois de ter sido retirado em 2023. Neste momento, os desenhos já estão prontos e já foram partilhados com partes interessadas - incluindo concessionárias de maior importância.
É, pois, de esperar um automóvel com a identidade Ford, apesar de a tecnologia motriz ser da Renault. A plataforma AmpR Small tem, atualmente, baterias de 40 kWh e de 52 kWh, podendo a autonomia superar os 400 km.
Esta parceria entre a Renault e a Ford permite ter a escala de produção de que precisa para recuperar força no segmento dos compactos na Europa - ao mesmo tempo que não dispensa as suas características identitárias.














