Primeiras cirurgias de coração aberto em Gaza após dois anos de guerra
- 23/01/2026
"O Ministério da Saúde anuncia a conclusão com sucesso de três cirurgias de coração aberto com a participação de equipas do próprio ministério, lideradas pela Dra. Sahar Abu Ghali, e de uma delegação médica da Fundação PalMed, chefiada pelo Dr. Kifah Alwan", refere-se no comunicado oficial.
Segundo a nota de imprensa, as intervenções, levadas a cabo nos últimos dois dias, são as primeiras realizadas desde a suspensão dos serviços de cardiologia na Faixa de Gaza durante os mais de dois anos volvidos desde o início da ofensiva de Israel ao território para "erradicar" o movimento islamita palestiniano, a 07 de outubro de 2023, horas depois de este ter atacado o território israelita, fazendo cerca de 1.200 mortos e 251 reféns.
O ministério explicou que a interrupção deste tipo de procedimentos cirúrgicos se deveu à escassez de medicamentos e de material médico necessários, bem como à destruição das infraestruturas dos centros especializados em cirurgia de coração aberto do Complexo Médico Al-Shifa e do Hospital Europeu de Gaza, em resultado dos bombardeamentos israelitas.
Esta situação privou centenas de doentes de cirurgias especializadas, num contexto de grave deterioração do sistema de saúde na Faixa de Gaza, refere o comunicado.
As autoridades sanitárias palestinianas classificaram a retomada destas cirurgias como "um feito médico nacional" que faz parte dos esforços para restaurar os serviços de saúde especializados e avançar na recuperação do sistema de saúde após os efeitos da guerra.
De acordo com números atualizados do Ministério da Saúde -- que a ONU considera fidedignos -, mais de 466 habitantes de Gaza foram mortos por fogo israelita desde que o cessar-fogo entrou em vigor, a 10 de outubro de 2025, contribuindo para o total de mais de 71.550 mortos no enclave palestiniano desde o início da guerra, incluindo mais de 20.000 crianças.
Leia Também: UNICEF anuncia 1.ª entrega de material escolar para crianças em dois anos













