Primeira visita do presidente da OSCE a Moscovo desde invasão da Ucrânia

  • 06/02/2026

"Não podemos avançar com monólogos de ambas as partes", declarou Cassis, vice-presidente e ministro dos Negócios Estrangeiros suíço, numa conferência de imprensa após regressar a Viena, sede da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

 

Cassis e o secretário-geral da OSCE, Feridun Hadi Sinirlioglu, da Turquia, reuniram-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, na quinta-feira à noite e hoje de manhã, durante duas horas em cada encontro, precisou o responsável.

Nas reuniões, "os dois dirigentes da OSCE insistiram na necessidade de pôr fim à guerra na Ucrânia, sublinhando o elevado custo humano que a guerra continua a causar", indicou a OSCE num comunicado.

Na segunda-feira, os dois responsáveis tinham-se encontrado com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kiev.

"O que fizemos foi dar o primeiro passo, demonstrar vontade de dialogar e dizer: 'Estamos aqui, e estamos aqui para falar e para vos ouvir'", disse Cassis, que está a tentar reinserir a organização, nascida da Guerra Fria, na arena diplomática.

É necessário "recordar às pessoas que esta organização existe e perguntar" aos seus 57 Estados-membros "se querem ou não utilizá-la", insistiu Cassis, mencionando também os países da União Europeia e da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental).

"A OSCE tem experiência e conhecimento especializado; seria capaz de conduzir uma missão de monitorização e verificação no âmbito de um cessar-fogo, para a gestão do pós-guerra", sublinhou.

A missão de observação da OSCE enviada para o leste da Ucrânia em 2014 retirou-se apressadamente do país após o início da invasão, em 2022.

Três elementos ucranianos da sua equipa, sob mandato oficial, foram detidos e depois condenados por espionagem e continuam na prisão na Rússia.

"Houve alguns progressos e espero que vejamos resultados nas próximas semanas. É algo que acompanharei de perto nos próximos dias", disse Sinirlioglu, referindo-se às negociações para a libertação desses três ucranianos.

Leia Também: OSCE avisa EUA que segurança interna tem de respeitar direitos humanos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934708/primeira-visita-do-presidente-da-osce-a-moscovo-desde-invasao-da-ucrania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes