Primeira parte de luxo resulta em goleada no regresso de Custódio a Braga
- 25/01/2026
A equipa do Sporting de Braga recebeu, nesta noite de domingo, a turma do Alverca, num jogo a contar para a 19.ª jornada da I Liga, e que terminou com uma goleada confortável dos bracarenses, por 5-0.
Os golos foram começando a ser marcados na primeira parte do encontro, com uma entrada fulminante do conjunto de Carlos Vicens, que abriu o ativo através de um golo de Vítor Carvalho, logo aos 17 minutos da partida.
No entanto, a intensidade do Sporting de Braga não parou por aqui e fez-se sentir em todo o primeiro tempo, com o melhor marcador dos guerreiros do Minho, Rodrigo Zalazar, a entrar na ficha de marcadores deste jogo, com um tiro certeiro aos 23 minutos, depois de um passe de Ricardo Horta.
Sete minutos após o segundo, surgiu mesmo um terceiro golo, com o médio uruguaio a trocar de papel e assistir o avançado Pau Víctor, que é o reforço mais caro da história do clube minhoto, para fazer o 3-0 no Estádio Municipal de Braga.
A equipa do Alverca estava a precisar urgentemente do intervalo, mas não conseguiu chegar ao apito intermédio do árbitro sem ver mais uma vez as suas redes balançarem. Bastien Meupiyou fez o que não devia ao minuto 43 e, depois de uma análise do VAR, foi mesmo confirmada a grande penalidade, que o capitão Ricardo Horta não desperdiçou, mesmo em cima do minuto 45.
A equipa do Sporting de Braga não criou muitas oportunidades, mas foi o mais eficaz possível naquelas que teve. Nota certa para esse facto foram os quatro remates à baliza dos minhotos na primeira parte, que foram todos convertidos em golo na Pedreira.
A segunda parte acabou por ser muito diferente da primeira, com um ritmo de jogo muito mais reduzido e sem tanta procura de baliza, sendo mesmo o conjunto ribatejano a ter as melhores oportunidades, ainda que não tenha causado calafrios às baliza Lukas Hornicek.
Ao minuto 78, houve ainda espaço e tempo para mais um golo marcado pelo Sporting de Braga, com Fran Navarro a fechar a mão cheia na Pedreira, depois de uma indefinição entre os defesas da equipa do Alverca.
A partir daí, não houve mais nenhum golo ou oportunidade a registar, com ambas as equipas a fazerem quase um 'pacto de não agressão' para o que restava na partida que fechou um dia repleto de jogos na I Liga e que marcou o regresso anticlimático de Custódio ao clube onde passou a maior parte da sua carreira como jogador.
Com esta vitória, o Sporting de Braga fica, ainda que à condição, na quarta posição, ultrapassando um Gil Vicente na tabela classificativa, podendo tirar proveito de uma possível perda de pontos esta segunda-feira, frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão.
Já o Alverca falha o ataque à metade superior da I Liga, visto que, em caso de vitória, poderia ter ultrapassado o Vitória SC, que perdeu ante o Estoril Praia, mas mantém o décimo lugar, com 23 pontos somados em 19 partidas.














