Primeira-ministra japonesa promete "construir economia resiliente"

  • 08/02/2026

Na noite de hoje, no Japão, a primeira-ministra prometeu prosseguir com uma política fiscal "responsável" e "construir uma economia forte e resiliente" no país.

 

A coligação governamental da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, deve assegurar a maioria absoluta após as eleições para a Câmara Baixa do Parlamento, segundo a imprensa local.

A coligação - liderada pelo partido de Takaichi, o Partido Liberal Democrático (PLD), de que faz ainda parte o Partido da Inovação (Ishin) - poderá conquistar mais de 300 dos 465 lugares na Câmara Baixa do Parlamento (em comparação com os 198 nas eleições anteriores) e recuperar a maioria absoluta perdida em 2024, segundo as primeiras projeções da imprensa japonesa.

Os resultados oficiais não são esperados antes de segunda-feira.

A confirmarem-se estas projeções, este será o melhor resultado do PLD desde 2017, quando era liderado por Shinzo Abe, o mentor político de Takaichi, que foi assassinado em 2022.

"Recebemos o apoio dos eleitores às políticas fiscais responsáveis proativas da primeira-ministra Sanae Takaichi, assim como ao reforço das capacidades de defesa nacional", declarou o secretário-geral do PLD, Shunichi Suzuki, aos jornalistas após a divulgação dos números iniciais.

A nova Aliança Reformista (centro), que une o principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional (CDP), e o antigo parceiro do PLD, o Komeito, poderá perder mais de dois terços dos seus atuais lugares.

Já o partido anti-imigração Sanseito poderá ficar com cinco a 14 lugares, em comparação com os dois que detém atualmente, segundo o canal público de televisão NHK.

Takaichi, política conservadora de 64 anos que mantém uma linha dura em relação à imigração, assumiu o cargo em outubro, tornando-se a primeira mulher a liderar o Japão. A primeira-ministra convocou as eleições antecipadas de hoje apenas três meses após ter assumido o cargo, na esperança de inverter esta situação e antes de a sua popularidade abrandar.

O grande salto em relação à percentagem pré-eleitoral poderá permitir a Takaichi avançar na sua agenda de direita, que visa impulsionar a economia e as capacidades militares do Japão.

Takaichi é extremamente popular, mas o PLD, o partido no poder que governou o Japão durante a maior parte das últimas sete décadas, tem enfrentado dificuldades devido a escândalos de financiamento e religiosos.

Sanae Takaichi quer avançar com uma agenda de direita que visa impulsionar a economia e as capacidades militares do Japão, à medida que as tensões com a China aumentam. Quer também reforçar os laços com o seu aliado crucial, os Estados Unidos, e com o Presidente norte-americano, Donald Trump.

Leia Também: Primeiras horas das eleições no Japão marcadas por fraca participação

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935437/primeira-ministra-japonesa-promete-construir-economia-resiliente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes