Primeira digressão da Eurovisão cancelada após "desafios imprevisíveis"
- 13/02/2026
A Eurovisão Live Tour, a primeira digressão europeia do festival de música que deveria realizar-se durante este verão, foi cancelada devido a "desafios imprevisíveis", anunciou, esta sexta-feira, a União Europeia de Radiodifusão (UER).
"Lamentamos anunciar que tomámos a difícil decisão de adiar a Eurovisão Live Tour 2026. Encontrámos desafios imprevisíveis que, apesar dos melhores esforços da nossa equipa, dos produtores e dos promotores, não conseguimos resolver", indicou Martin Green, diretor-executivo da Eurovisão, citado num comunicado da UER.
Os "milhares de fãs" que compraram bilhetes para qualquer uma das datas serão "reembolsados na totalidade o mais rapidamente possível".
"Estamos ansiosos por relançar a Live Tour quando pudermos garantir a experiência de classe mundial que os nossos fãs esperam. O nosso foco continua a ser a realização de um incrível Festival Eurovisão da Canção em maio", acrescentou o responsável.
A Eurovisão Live Tour foi anunciada em janeiro de 2026 e tinha como objetivo dar uma "nova de experiência de concertos ao vivo com artistas" do Festival Eurovisão da Canção. A digressão deveria arrancar a 15 de junho e passaria por várias cidades europeias.
O pontapé de saída seria a O2 Arena, em Londres, Reino Unido, seguindo-se países como Alemanha, Suíça, Itália, Bélgica, Países Baixos, França e Suécia.
A digressão iria contar com vários participantes de edições passadas, entre os quais Alessandra (Noruega, 2023), Guy Sebastian (Austrália, 2015), Helena Paparizou (Grécia, 2001, 2005), Johnny Logan (Irlanda, 1980, 1987), Katrina (Reino Unido, 1997), Lordi (Finlândia, 2006) e Verka Serduchka (Ucrânia, 2007), além de artistas selecionados da edição deste ano, que irá decorrer entre 12 e 16 de maio, em Viena, Áustria.
A edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, sublinhe-se, está a ser alvo de críticas devido à participação de Israel, apesar da ofensiva na Faixa de Gaza.
Cinco países - Espanha, Países Baixos, Irlanda, Eslovénia e Islândia - já anunciaram que não vão participar na Eurovisão enquanto Israel participar.
Em dezembro, a UER confirmou que 35 países vão competir no 70.º Festival Eurovisão da Canção, após as desistências e regressos à competição.
Em competição no 70.º Festival Eurovisão da Canção estarão temas da Albânia, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Montenegro, Roménia, Noruega, Polónia, Portugal, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.














