Primeira-dama francesa processada por insultar ativistas: "Nojentas"

  • 17/12/2025

A primeira-dama francesa está a enfrentar um processo por parte de centenas de mulheres e organizações de direitos das mulheres por ter usado um insulto para se referir a um grupo de manifestantes.

 

Foram 343 as mulheres que apresentaram uma queixa ao longo desta semana contra Brigitte Macron por insulto público, depois de ter surgido um vídeo da própria a chamar "cabras nojentas" a quatro ativistas.

O número 343, note-se, é simbólico na história feminista francesa. Em 1971, foi publicado o "Manifesto das 343" (exatamente porque foi assinado por esse número de mulheres), redigido por Simone de Beauvoir, onde admitiam ter realizado abortos, na altura ilegais.

No passado dia 7 de dezembro, a esposa de Emmanuel Macron foi filmada a insultar quatro ativistas que, no dia anterior, se tinham manifestado contra o comediante Ary Arbittan durante um espetáculo do mesmo, gritando "violador".

As feministas referiam-se a uma alegação feita em 2021, que acusava o também ator de violação. Contudo, em 2023, as autoridades arquivaram o caso devido a falta de provas.

Brigitte, que tinha ido ver o espetáculo com a filha, falava com o artista antes de ele entrar em palco, sobre esse mesmo incidente.

"Se houver alguma cabra nojenta, nós expulsamo-la", ouve-se a primeira-dama dizer, usando a expressão corriqueira "sales connes" em francês.

Em resposta à onda de críticas que surgiram após a divulgação do vídeo, a equipa de comunicação da primeira-dama francesa afirmou que a troca de palavras entre o comediante e Brigitte "deveria ser vista apenas como uma crítica aos métodos radicais daqueles que, usado máscaras, perturbaram o espetáculo de Ary Arbittan na noite de sábado, impedindo o artista de atuar".

"Brigitte Macron não aprova estes métodos radicais", reforçou o comunicado, citado pela imprensa francesa.

Já esta semana, Brigitte pediu "desculpa se feriu mulheres que foram vítimas", frisando, contudo, que a afirmação que fez foi em contexto "privado".

"Não me posso arrepender [do que disse]. É verdade que sou a mulher do presidente da república, mas acima de tudo sou eu mesma. E, portanto, quando estou em privado, posso deixar-me ir de uma maneira que nem sempre é totalmente própria", afirmou, citada pelo The Guardian.

"Nojentas"? Porta-voz do governo francês pede: "Deixem a Brigitte em paz"

A porta-voz do governo francês, Maud Bregeon, defendeu, durante uma entrevista, a primeira-dama francesa depois da polémica com as ativistas feministas no domingo passado. Brigitte Macron insultou-as, chamando-as "cabras nojentas".

Maria Gouveia | 10:58 - 10/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2906075/primeira-dama-francesa-processada-por-insultar-ativistas-nojentas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes