Presidente romeno acusa Rússia de executar "guerra híbrida" no seu país

  • 26/11/2025

O Presidente da Roménia, Nicușor Dan, acusou hoje no parlamento a Rússia de travar uma "guerra híbrida" contra o seu país, através de ciberataques e campanhas coordenadas de desinformação.

 

Durante a apresentação da Estratégia Nacional de Defesa para os próximos cinco anos, Dan avisou que a Rússia procura corroer a democracia e o Estado de direito na Roménia.

O documento, aprovado por larga maioria pelos deputados, com 314 votos a favor, 43 contra e três abstenções, descreve um ambiente regional instável, marcado pela invasão russa da vizinha Ucrânia desde fevereiro de 2022.

"A guerra que temos ao nosso lado, com todas as suas consequências, e a guerra híbrida que a Rússia está obviamente a travar contra a Roménia e muitos países europeus, levam-nos a assistir a ciberataques, a campanhas coordenadas de desinformação e, como consequência, a pressões sobre a democracia e o Estado de Direito", declarou o líder romeno.

O princípio central do documento estratégico é a "independência baseada na solidariedade", que implica defender os interesses nacionais, mantendo os compromissos com a NATO, a União Europeia (UE) e os parceiros estratégicos.

O plano procura também reforçar a posição da Roménia na fronteira oriental da NATO, nos Balcãs Ocidentais e na região do Mar Negro, e propõe aumentar a dissuasão através de uma maior presença militar da Aliança Atlântica e do aperfeiçoamento das defesas nacionais.

Inclui ainda medidas para garantir a estabilidade económica e a segurança energética, promover a transformação digital e desenvolver infraestruturas críticas.

Após a aprovação pelo parlamento, o ministro da Defesa, Ionu? Mo?teanu, declarou que a ambição do país é tornar-se na "segunda potência militar na fronteira leste", apenas atrás da Polónia, e fazer a transição de consumidor para fornecedor de segurança no Mar Negro.

A estratégia prevê ainda a utilização de instrumentos da UE para impulsionar a indústria de defesa nacional, nomeadamente através de compras conjuntas no âmbito do programa SAFE, do qual a Roménia receberá mais de 16,6 mil milhões de euros.

Estes fundos serão utilizados para modernizar as infraestruturas militares, adquirir novos equipamentos e construir mais de 200 quilómetros de estradas estratégicas.

A Roménia, um país de 18 milhões de habitantes que faz fronteira com a Ucrânia e com o Mar Negro, destina 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) à defesa e está a apostar na modernização do seu exército, como demonstra a aquisição, há um ano, de 32 caças norte-americanos F-35, considerados os mais avançados do mundo.

Leia Também: Roménia e Moldova reportam incursões de drones nos seus territórios

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2895045/presidente-romeno-acusa-russia-de-executar-guerra-hibrida-no-seu-pais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes