Presidente eleito do Chile visita Argentina e reúne-se com Milei
- 16/12/2025
A visita de Kast foi confirmada à agência de notícias espanhola EFE pela Presidência argentina, que anunciou que o futuro presidente do Chile que se reunirá com Milei na Casa Rosada, sede do Governo. Mas não deu mais informações adicionais sobre a restante agenda do presidente eleito chileno em Buenos Aires.
O presidente eleito do Chile, que venceu as eleições com mais de 58% dos votos, reuniu-se hoje com o atual presidente do Chile, Gabriel Boric, no palácio do Governo, para iniciar uma transição que culminará a 11 de março, quando o líder da extrema-direita assumirá a Presidência.
O presidente argentino, Javier Milei foi um dos primeiros líderes a felicitar Kast pela sua vitória neste domingo e disse, na altura, que se trata de "mais um passo" na região em defesa da liberdade, instando-o a "trabalhar juntos para que a América abrace as ideias da liberdade".
O chefe da diplomacia argentina também felicitou Kast através de um comunicado, no qual destacou a sua "vontade de trabalhar conjuntamente com o Chile e com os países parceiros da região".
"A Argentina confia que o fortalecimento da relação bilateral se converterá num novo farol de liberdade desde o Cone Sul para a região e para o mundo", acrescenta o texto.
O presidente eleito, que fez campanha a favor da continuidade do general Augusto Pinochet (1973-1990) no plebiscito de 1988, é o primeiro seguidor do antigo ditador chileno a chegar ao palácio de La Moneda em democracia.
Com fortes ligações com outros líderes ultraconservadores da região, Kast prometeu a expulsão massiva de migrantes, tipificar a migração como um crime e a construção de prisões de máxima segurança com isolamento total para líderes do narcotráfico.
Leia Também: Questionaram Trump sobre Messi e a resposta envolveu... Cristiano Ronaldo













