Presidente deposto da Guiné-Bissau saiu do Senegal para o Congo

  • 29/11/2025

Vários órgãos de comunicação social estão a noticiar que Embaló já se encontra no Congo, tendo chegado à capital do país, Brazzaville, na noite de sexta-feira, 29 de novembro.

 

Umaro Sissoco Embaló rumou ao Congo, a bordo de um avião fretado pela presidência congolesa, segundo escreve hoje a Jeune Afrique.

A publicação recorda que Sissoco Embaló havia inicialmente buscado refúgio em Dacar, no Senegal, depois de os militares terem tomado o poder em Bissau, na quarta-feira, 26 de novembro.

A Jeune Afrique divulgou nesse dia um artigo em que o próprio Umaro Sissico Embaló confirmava à publicação que tinha sido deposto e detido pelos militares.

Neste sábado, a mesma publicação dá conta de que apurou "junto a uma fonte confiável próxima do Presidente deposto" que Embaló "deixou Dacar, Senegal, rumo ao Congo".

"Ele chegou a Brazavile na noite de sexta-feira, 29 de novembro, a bordo de um avião fretado pela presidência congolesa", lê-se no artigo, que adianta que "chegou acompanhado por uma dúzia de pessoas", entre as quais familiares.

A mesma informação está a ser veiculada pela SeneNews, um publicação senegalesa, que cita o Confidentiel Afrique, um jornal digital pan-africano.

O jornal escreve que "após orquestrar um golpe de Estado e negociar com alguns oficiais militares próximos, incluindo o General Horta Inta-A, o novo homem em Bissau, pouco antes do tão aguardado anúncio dos resultados das eleições gerais de 23 de novembro, o presidente deposto buscou refúgio na capital senegalesa na última quinta-feira".

Entretanto, segundo o artigo, Embaló já foi para o Congo, a pedido do próprio, que terá insistido "deixar Dacar após uma noite turbulenta".

O jornal escreve que "as declarações contundentes do primeiro-ministro, Ousmane Sonko, perante o Parlamento senegalês, nesta sexta-feira, a respeito da situação política na Guiné-Bissau, que ele descreveu como 'esquemas clandestinos', apenas agravaram o cenário".

Lê-se ainda que Embaló terá pedido ao Presidente congolês para o retirar do Senegal, onde estaria a enfrentar "forte pressão de todos os lados", e informado o Presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, da decisão de sair do Senegal.

Ainda segundo a publicação, Embaló terá viajado para Brazzaville num "voo particular" fretado para o transportar.

Um grupo de militares tomou o poder na Guiné-Bissau, destituiu o Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló, que deixou o país, e suspendeu a divulgação dos resultados das eleições gerais de 23 de novembro.

O general Horta Inta-A foi empossado Presidente de transição pelo período de um ano e nomeou como primeiro-ministro e ministro das Finanças Ilídio Vieira Té, antigo ministro de Embaló.

As eleições, que decorreram sem registo de incidentes, realizaram-se sem participação do principal partido da oposição, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e do seu candidato, Domingos Simões Pereira, excluídos da disputa e que declararam apoio ao candidato opositor Fernando Dias da Costa.

Simões Pereira foi detido e a tomada de poder pelos militares está a ser denunciada pela oposição como uma manobra para impedir a divulgação dos resultados eleitorais.

O golpe militar foi condenado pela comunidade internacional e a Guiné-Bissau foi suspensa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Africana (UA) até que a ordem constitucional seja restabelecida.

Leia Também: PAIGC denuncia invasão armada à sua sede nacional na Guiné-Bissau

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2896820/presidente-deposto-da-guine-bissau-saiu-do-senegal-para-o-congo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes