Presidente de transição na Guiné-Bissau promovido a general de exército

  • 29/01/2026

Horta Inta-a, até aqui major-general, foi promovido na qualidade de Presidente da República de Transição, comandante supremo das forças de defesa e segurança, em representação do Conselho Superior da Defesa Nacional, sob proposta do Governo.

 

No decreto assinala-se ainda que a promoção acontece após a auscultação do Alto Comando Militar, que tomou o poder na Guiné-Bissau no dia 26 de novembro, e do Conselho de Chefes de Estado Maior.

A patente de general de exército é a mais alta das forças armadas guineenses e consiste em quatro estrelas. É a mesma que era ostentada pelo ex-Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, deposto pelos militares com o golpe de Estado.

No decreto, consultado pela Lusa nas redes sociais, indica-se que Horta Inta-a foi promovido pelo "contributo relevante, contínuo e excecional prestado para a defesa da pátria, a segurança nacional, a estabilidade política e institucional, o equilíbrio e regular funcionamento dos poderes do Estado".

No documento assinala-se ainda que Inta-a foi promovido pelo "elevado desempenho no exercício das altas funções de Chefe de Estado", bem como o seu "papel determinante, enquanto fator aglutinador da unidade nacional e da defesa da democracia".

Horta Inta-a foi designado Presidente da República de Transição um dia após o golpe de Estado que ocorreu na véspera da divulgação dos resultados provisórios das eleições legislativas e presidenciais de 23 de novembro.

O Alto Comando Militar, que tomou o poder, apresentou como alegação para o golpe a iminência de o país entrar numa guerra civil. E marcou novas eleições gerais, legislativas e presidenciais para 06 de dezembro.

Antes, foram proibidas as conferências e declarações públicas não autorizadas, com a justificação de alegadas tentativas de incitação à violência, encontros políticos clandestinos e ameaças a membros do comando.

Uma das primeiras iniciativas legislativas tomadas pelos militares foi a revisão da Constituição, conferindo mais poderes ao Presidente.

A Guiné-Bissau foi suspensa de várias organizações internacionais que pedem a retoma da ordem constitucional e a libertação dos presos políticos, nomeadamente, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que substituiu a Guiné-Bissau na presidência rotativa por Timor-Leste.

A delegação da agência Lusa na Guiné-Bissau está suspensa desde agosto após a expulsão pelo Governo dos representantes dos órgãos de comunicação social portugueses. A cobertura está a ser assegurada à distância.

Leia Também: PM diz que Simões Pereira continua detido por ordens da Justiça

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2928978/presidente-de-transicao-na-guine-bissau-promovido-a-general-de-exercito#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes