Presidente da FIFA reage a incidente com Prestianni e Vinícius: "Chocado"
- 18/02/2026
Gianni Infantino reagiu, esta quarta-feira, publicamente ao incidente de alegado racismo sucedido entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior, no jogo entre o Benfica e o Real Madrid, no Estádio da Luz.
O presidente da FIFA publicou uma nota oficial em português e em inglês nas suas redes sociais, onde se demonstra "chocado e entristecido" com o que se viu no duelo europeu a contar para a primeira mão do playoff da Liga dos Campeões.
"Eu fiquei chocado e entristecido ao ver o suposto incidente de racismo contra Vinícius Júnior na partida da Liga dos Campeões da Europa entre SL Benfica e Real Madrid FC", começou por dizer o dirigente.
"Não existe absolutamente nenhum espaço para o racismo no nosso desporto e na sociedade - nós precisamos que todas as partes interessadas relevantes tomem providências e responsabilizem os culpados", apontou Infantino com uma mensagem para o Benfica.
O líder máximo da FIFA não deixou de frisar que irá estar comprometido para que todos os envolvidos no 'desporto rei' sejam respeitados, elogiando a posição do árbitro François Letexier.
"Na FIFA, por meio da Iniciativa Global contra o Racismo e o Painel da Voz dos Jogadores, estamos comprometidos em assegurar que os jogadores, dirigentes e adeptos sejam respeitados e protegidos, e que as medidas sejam tomadas quando ocorrerem incidentes", frisou.
"Eu enalteço o árbitro, François Letexier, por ativar o protocolo antirracismo ao usar o gesto dos braços para interromper o jogo e gerir a situação", elogiou Infantino.
"A FIFA e o futebol oferecem total solidariedade às vítimas de racismo e de toda a forma de discriminação. Eu continuarei sempre a dizer 'Não ao racismo! Não a qualquer forma de discriminação!'", completou.
De recordar que na terça-feira, em partida da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da 'Champions', que o Real Madrid venceu por 1-0, o avançado brasileiro Vinícius Júnior, após ter marcado o único golo do jogo, terá sido alegadamente vitima de insultos racistas por parte do argentino Gianluca Prestianni, extremo do Benfica.
O árbitro francês François Letexier interrompeu o encontro e acionou o protocolo antirracismo, retomando a ação quase 10 minutos depois, já depois de alguma confusão na zona técnica com elementos das duas equipas e do arremesso de objetos por parte dos adeptos para o relvado.
Real Madrid, recordista de troféus (15), e Benfica, triunfante em 1960/61 e 1961/62, voltam a medir forças em 25 de fevereiro, no Estádio Bernabéu, na capital de Espanha, com o vencedor da eliminatória a defrontar nos 'oitavos' o bicampeão português Sporting ou os ingleses do Manchester City.
[Notícia atualizada às 15h22]














