Presidente da FIA reeleito sem oposição numa eleição polémica

  • 12/12/2025

Não haveria outro desfecho possível, mas tinha de ser formalizado: Mohammed Ben Sulayem foi reeleito como presidente da FIA na eleição que decorreu esta sexta-feira (12 dezembro) em Tasquente (Uzbequistão). Vai, assim, cumprir um segundo mandato de quatro anos.

 

Segundo o jornal AS, Ben Sulayem recebeu 91,5 por cento dos votos entre os 300 clubes da FIA em todo o mundo. A assembleia-geral também elegeu Carmelo Sanz de Barros como presidente do senado, Malcolm Wilson como vice-presidente para o desporto e Tim Shearman como vice-presidente para a mobilidade automóvel e turismo.

A eleição desta sexta-feira também serviu para eleger os membros para o novo Conselho Mundial para a Mobilidade Automóvel e Turismo e para o Conselho Mundial do Desporto. Tal como acontece com o presidente, todos estes mandatos estendem-se por quatro anos, até 2029.

Oposição não pôde avançar e o caso está em tribunal

Polémico ao longo do mandato de quatro anos pela forma como geriu os destinos da FIA, Mohammed Ben Sulayem parecia destinado a ter uma oposição diversificada.

Tim Mayers foi o oponente que se apresentou com mais forte, mas também Laura Villars e Virginie Philipott avançaram com candidaturas contra o atual presidente da entidade.

O primeiro a anunciar a desistência foi Tim Mayers, que em outubro acusou mesmo o processo de estar sujeito a uma "ilusão de democracia" e decidido antes da votação.

É que as regras definem que cada lista candidata tem de nomear um vice-presidente para cada região global, num total de seis. Há apenas um grupo restrito de pessoas elegíveis e a única da América do Sul ficou com Mohammed Ben Sulayem - o que, na prática, invalidou outras candidaturas.

Laura Villars não baixou os braços e levou o caso a tribunal para garantir que as eleições respeitavam "os estatutos próprios da organização e princípios democráticos fundamentais" - conforme explicou em outubro à BBC.

No início do mês, segundo a mesma cadeia televisiva britânica, Laura Villars emitiu um comunicado no qual garantiu que um juiz considerou que as alegadas irregularidades deveriam ser investigadas.

Apesar de não ter sido impedida a realização do ato eleitoral, o advogado da também piloto prometeu dar seguimento ao caso judicial contra a FIA. Está prevista uma primeira audiência para 16 de fevereiro.

A FIA tem sede em Paris e é mais conhecida por tutelar vários campeonatos de desporto motorizado, incluindo os Mundiais de Fórmula 1, Ralis e Resistência. Mas também se dedica à mobilidade, defendendo organizações, indústria e utilizadores do automóvel, para além de advogar pela segurança rodoviária.

[Notícia atualizada às 11h16]

Regras travam e afastam oposição ao atual presidente nas eleições da FIA

Regras travam e afastam oposição ao atual presidente nas eleições da FIA

Previam-se umas eleições concorridas à presidência da FIA em dezembro. No entanto, Tim Mayer retirou a candidatura. É afastado devido aos regulamentos, por falta de membros elegíveis para incluir nas suas listas.

 Notícias ao Minuto | 08:44 - 20/10/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2903074/presidente-da-fia-reeleito-sem-oposicao-numa-eleicao-polemica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes