Presidente da Câmara de Santo Tirso e ex-vereadores não vão a julgamento

  • 11/02/2026

Durante a leitura da decisão instrutória, o juiz explicou ter decidido não pronunciar (não levar a julgamento) os arguidos pela insuficiência de indícios, após "cuidadosa análise" dos elementos do processo.

 

"Se fosse para julgamento era mais provável a absolvição dos arguidos do que a sua condenação", apontou.

Nas alegações finais, em 24 de novembro, o procurador do Ministério Público (MP) defendeu que os três suspeitos deviam ser levados a julgamento, considerando que houve um "uso ilegítimo" dos carros daquela autarquia do distrito do Porto.

De acordo com o processo, consultado pela Lusa, entre 2017 e 2019, os três autarcas - Alberto Costa, à data vice-presidente daquela autarquia, José Pedro Machado e Tiago Araújo -- usaram carros da autarquia alegadamente para fins pessoais como idas a supermercados, restaurantes e viagens, nomeadamente aos fins de semana e em dias feriados.

Aos três, o MP imputava os crimes de abuso de poder, peculato e peculato de uso, sendo que a José Pedro Machado era ainda imputado um crime de participação económica em negócio.

Na ocasião, o procurador referiu que aqueles autarcas utilizavam os carros da câmara para tudo.

Além disso, o procurador lembrou que há já vários autarcas que foram condenados em Portugal pelos mesmos factos destacando, a título de exemplo, o ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues.

O MP acredita que os três arguidos, ao abrigo de um "plano previamente gizado", decidiram utilizar automóveis da câmara "para efetuar deslocações que não ao serviço da autarquia, desde 16 de julho de 2017 até, pelo menos, abril de 2019, como se tais veículos lhe pertencessem".

Do processo, constam registos da Via Verde das viaturas usadas pelos arguidos, designadamente dezenas de passagens em dias feriados, fins de semana ou durante a madrugada.

Alberto Costa (PS) foi reconduzido no cargo na sequência dos resultados das eleições autárquicas de 12 de outubro.

Já José Pedro Machado saiu da lista para o executivo municipal e foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Santo Tirso.

Tiago Araújo pertenceu ao anterior executivo, mas não integrou as listas do PS para o atual mandato.

Leia Também: Detido em Santo Tirso por estrangular idosa e agredir clientes de café

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937737/presidente-da-camara-de-santo-tirso-e-ex-vereadores-nao-vao-a-julgamento#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes