Presidente da Câmara de Penela denuncia: "Estamos sozinhos no território"

  • 30/01/2026

"Estamos sozinhos. Tivemos apoio da Comunidade Intermunicipal, da autoridade distrital, mas é muito reduzida para aquilo que são as nossas necessidades. E a nossa população está a ficar extremamente ansiosa porque não tem condições condignas para estar nas suas habitações", disse Eduardo Nogueira Santos aos jornalistas, à saída de uma reunião entre autarcas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa com o ministro da Coesão Territorial, Castro Almeida.

 

Segundo o presidente da Câmara de Penela, há habitantes do concelho sem eletricidade e sem abastecimento de água, e isto "é voltar muitos anos ao passado e estar numa situação sem condições".

"O sentimento que me assola é de solidão. Estamos sozinhos no território e precisamos de apoio", lamentou, garantindo que não irá baixar os braços.

A depressão Kristin causou prejuízos "muito elevados" em edifícios municipais e num "número muito significativo de casas particulares", de acordo com o autarca, que considerou que se está a meio do problema.

"As pessoas quiseram ficar em casa, não quiserem sair dos seus alojamentos, mas agora continuam ainda sem luz elétrica e com chuva dentro de casa, estão em sofrimento, em agonia. E olham para a Câmara como resposta para todos os seus problemas e a nossa capacidade é limitada, os nossos recursos são finitos", indicou.

Além das casas, o tecido empresarial "foi muito afetado" pela passagem da depressão Kristin, assim como equipamentos municipais, como os Paços do Concelho, a biblioteca, ETP Sicó, o Museu do Rabaçal e as escolas.

Na escola sede do Agrupamento de Penela, os trabalhos vão prosseguir no fim de semana para tentar que reabra na segunda-feira.

"Neste momento, ainda não temos certeza", acrescentou.

Para o autarca, é preciso repor a energia elétrica e o abastecimento de água, mas o concelho precisa de outros apoios, entre eles de maquinaria.

"Acima de tudo, precisamos de apoio, humano e de máquinas que nos possma também ajudar a mitigar os problemas nos edifícios públicos, mas também nas casas particulares, porque as pessoas vão estar muitos meses com chuva dentro de casa e não vão ter condições para viver desta maneira", destacou.

O presidente alertou ainda para o facto de que há previsão de chuva e vento para os próximos dias e que "é muito expectável que possa haver graves problemas ainda no futuro".

"Precisamos de ter o máximo de pessoas no terreno a procurar dar resposta para que as pessoas possam retomar uma vida com alguma normalidade. E, para isso, primeiro, a eletricidade é fundamental. E a água, depois. É preciso corrigir estes problemas que existem nas casas das pessoas", assinalou.

A Câmara Municipal começou hoje a receber os primeiros pedidos de realojamento, sendo que o presidente garante ter "as condições possíveis para realojar as pessoas com dignidade".

Os balneários da Piscina Municipal estão abertos para banhos.

"Estamo-nos a substituir a tudo e com uma estrutura finita, mas estamos a tentar chegar a todo o lado e a fazer crescer os braços deste polvo que é a Proteção Civil Municipal do concelho", concluiu.

Leia Também: Penela abre piscina municipal a quem não tenha "água ou eletricidade"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2929770/presidente-da-camara-de-penela-denuncia-estamos-sozinhos-no-territorio#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes