Presidenciáveis divididos com discurso de Natal: "Motivacional", mas...

  • 26/12/2025

A mensagem de Natal do primeiro-ministro, onde defendeu que Portugal vive um momento de viragem em que tem de trocar a "mentalidade do deixar andar" pela da superação, apontando o futebolista Cristiano Ronaldo como exemplo do espírito de afirmação pela excelência, continua a gerar reações no campo político.

 

Depois dos partidos, também os candidatos à Presidência da República têm reagido à mensagem - uns com mais entusiasmo do que outros. Mas o que disse cada um?

Henrique Gouveia e Melo, que está de visita à Madeira, precisamente onde nasceu Cristiano Ronaldo, considerou "bom" o discurso do primeiro-ministro.

"Acho que é uma boa mensagem no sentido em que todos nós devemos ter uma mente positiva", disse aos jornalistas, lembrando, contudo, que para "um futuro promissor, é preciso sermos nós a construí-lo. 

"Ninguém o vai construir por nós", atirou, defendendo que andamos "atrasados na curva do desenvolvimento" porque "andamos constantemente com lideranças erráticas e em ciclos curtos".

Discurso de Montenegro?

Discurso de Montenegro? "Uma boa mensagem. Devemos ter mente positiva"

Henrique Gouveia e Melo está de visita à Madeira para lembrar a importância do arquipélago para o desenvolvimento de Portugal.

Andrea Pinto | 12:23 - 26/12/2025

Também Cotrim Figueiredo viu com bons olhos a mensagem de Natal do primeiro-ministro, que considerou oportuna, mas advertiu que a capacidade reformista deve ser independente dos momentos eleitorais.

"É importante que os políticos tenham a coragem que o primeiro-ministro pediu que houvesse agora, mas sempre, não é só quando há um horizonte sem eleições à vista. Mesmo quando há o risco de perder adesão eleitoral, os governantes têm a obrigação de ser corajosos e fazer as reformas que o país precisa, mesmo quando isso pode ser mal compreendido pela população pelo imediato", vincou Cotrim Figueiredo.

Para o candidato presidencial, que falava aos jornalistas à margem de uma ação de campanha em Bragança, "é sempre necessário ir melhorando e progredindo independentemente do que isso possa representar em termos eleitorais".

Políticos devem ter visão

Políticos devem ter visão "reformista" independentemente de eleições

O candidato a Presidente da República Cotrim Figueiredo considerou hoje oportuna a mensagem de Natal do primeiro-ministro mas advertiu que a capacidade reformista deve ser independente dos momentos eleitorais.

Lusa | 13:21 - 26/12/2025

Por seu lado, o candidato presidencial António Filipe defende que os portugueses "não precisam de discursos de tipo motivacional" mas sim de uma valorização geral dos salários que ajude a "mitigar uma inaceitável desigualdade na distribuição do rendimento".

António Filipe reagia à mensagem de Natal do primeiro-ministro em que Luís Montenegro defendeu que Portugal vive um momento de viragem em que tem de trocar a "mentalidade do deixar andar" pela da superação, apontando o futebolista Cristiano Ronaldo como exemplo do espírito de afirmação pela excelência.

Para António Filipe, que hoje visitou o parque operacional da Câmara Municipal de Sesimbra, no distrito de Setúbal, para um contacto com os trabalhadores da recolha de resíduos, a questão não se centra na mentalidade dos portugueses, mas sim na necessidade de serem valorizados através de politicas públicas.

Portugueses

Portugueses "não precisam de discursos de tipo motivacional"

O candidato presidencial António Filipe disse hoje que os portugueses "não precisam de discursos de tipo motivacional" mas sim de uma valorização geral dos salários que ajude a "mitigar uma inaceitável desigualdade na distribuição do rendimento".

Lusa | 13:57 - 26/12/2025

À candidata Catarina Martins, a mensagem do primeiro-ministro pareceu sobretudo uma "desresponsabilização do Governo pelas suas próprias responsabilidades".

"Não nos falta, no país, quem supere os seus limites e quem faça tudo pela comunidade", defendeu. "O que nós precisamos é de um Governo que abandone menos o país e que olhe para a população em vez de olhar tanto para os negócios."

Na ótica da candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, o país precisa "muito menos de interesses económicos a mandar na política" e "muito mais de ver os bons exemplos e trabalhar com quem, em Portugal, puxa pelo país todos os dias".

Também André Ventura criticou a mensagem de Natal de Luís Montenegro, considerando que foi uma mensagem "pouco empática" e "pouco feliz".

"Num momento em que nós estamos com o país a enfrentar uma situação de saúde bastante grave [...] é absolutamente lamentável que o primeiro-ministro se dirija àquele que é, provavelmente agora, no momento em que estamos, mais intenso da vida das pessoas que é chegar a uma urgência, a um serviço de saúde e ele não estar disponível ou estar lotado".

Ventura considera mensagem de Montenegro

Ventura considera mensagem de Montenegro "pouco empática e pouco feliz"

O candidato presidencial e líder do Chega considerou hoje a mensagem de Natal do primeiro-ministro "pouco feliz e pouco empática" por não falar da situação na saúde, desafiando os seus adversários para um debate sobre o tema.

Lusa | 17:47 - 26/12/2025

Por outro lado, o candidato presidencial António José Seguro escusou-se a comentar a mensagem de Natal do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que foi transmitida na quinta-feira. 
 
"Um Presidente da República e um candidato a Presidente da República não comenta aquilo que são as intervenções do primeiro-ministro e o discurso de Natal do primeiro-ministro, até para evitar erros do passado", referiu, em declarações aos jornalistas esta sexta-feira, na Moita.

António José Seguro quis, em vez disso, falar de saúde "e desta situação inaceitável" que, disse, espera que "não se repita no próximo ano que é de urgências fechadas e dos portugueses que precisam de cuidados de saúde a tempo e horas e não os terem".

"É isso que desejo. Formulo esse voto de que no próximo Natal tenhamos uma saúde a tempo e horas para todos os portugueses", sublinhou, realçando que o tema da Saúde é um tema que o preocupa e que "a prioridades das minhas prioridades". 

Seguro não comenta discurso de Natal de Montenegro (e fala da Saúde)

Seguro não comenta discurso de Natal de Montenegro (e fala da Saúde)

António José Seguro escusou-se a comentar a mensagem de Natal do primeiro-ministro. O candidato presidencial destacou, no entanto, querer falar sobre a Saúde, que será uma das suas prioridades caso seja eleito Presidente da República.

Maria Gouveia | 17:29 - 26/12/2025

Leia Também: Da "mentalidade CR7" à "autoajuda". A mensagem de Montenegro (e reações)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2909949/mensagem-motivacional-mas-sem-sns-as-reacoes-dos-candidatos-a-belem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes