Presidenciais. Ventura lidera (com Seguro muito perto): Que diz sondagem?
- 13/01/2026
A mais recente sondagem relativa às eleições presidenciais de 18 de janeiro, divulgada esta terça-feira, mostra que André Ventura lidera as intenções de voto dos eleitores. Logo atrás, está António José Seguro. Os dois candidatos estão separados apenas por um ponto percentual.
Numa sondagem feita pela Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público, André Ventura ocupa a primeira posição com 24% das intenções de voto. Já António José Seguro conta com 23% dos votos.
Desta forma, seriam estes dois candidatos a passar à segunda volta.
No terceiro lugar, surge João Cotrim de Figueiredo. O candidato, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), tem 19% das intenções de voto, uma percentagem que lhe dá a possibilidade de passar à segunda volta, tendo em conta a margem de erro da sondagem.
Já Henrique Gouveia e Melo e Luís Marques Mendes ficam de fora de uma segunda volta, visto que ambos os candidatos estão empatados com 14%.
De acordo com a mesma sondagem, António José Seguro, que conta com o apoio do Partido Socialista (PS), e João Cotrim de Figueiredo são os candidatos presidenciais que registam a subida mais significativa quando comparado com a sondagem de dezembro. No entanto, em sentido inverso, Luís Marques Mendes e Gouveia e Melo são os que sofrem uma maior queda.
Catarina Martins e António Filipe têm 2% de intenções de voto, enquanto Jorge Pinto arrecada 1,5%. Já Manuel João Vieira, Humberto Correia e André Pestana arrecadam 1%.
Há, note-se, 15% de eleitores indecisos e metade dos inquiridos dos que manifestaram intenção de voto ainda abrem a porta à possibilidade de alteração do seu sentido de voto. Já 49% das pessoas que têm hoje uma intenção de voto garantem que não será alterada.
E na segunda volta?
Recorde-se que a uma possível segunda volta só passarão os dois candidatos mais votados nas eleições de 18 de janeiro.
Cerca de 54% dos eleitores admitem votar em António José Seguro e 48% em Henrique Gouveia e Melo. O candidato apoiado pela IL e o candidato apoiado pelo PSD não passam dos 45%.
Já André Ventura, que lidera a intenção de voto na primeira volta, apresenta a maior taxar de rejeição, sendo que apenas 33% dos inquiridos dizem que votarão no líder do Chega numa segunda volta.
Catarina Martins, António Filipe e Jorge Pinto são os que apresentam uma maior taxa de rejeição logo à primeira volta, uma vez que 70% das pessoas assume que "não votaria de certeza" em nenhum deles.
A sondagem refere ainda que nenhum candidato conseguiu convencer uma percentagem que se aproxime dos 50% da população que tenciona votar. Ainda assim, André Ventura e António José Seguro são os que acabam por reunir mais consenso entre os eleitores, que assumem que não teriam qualquer problema em votar num destes candidatos.
Por outro lado, a soma das percentagens de quem respondeu "poderia votar nesse candidato" e "votaria sem problemas nesse candidato", António José Seguro, Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim de Figueiredo e Luís Marques Mendes são os que, para já, parecem ter uma maior capacidade de juntar votos na segunda volta.
João Cotrim de Figueiredo é ainda o candidato com o voto menos fidelizado, tendo em conta que quase 60% dos que disseram que votavam no liberal admitem poder votar noutro. No sentido oposto, André Ventura é o candidato que tem os votos mais certos, uma vez que 74% garantem que não irão mudar de opinião.
Leia Também: Presidenciais: Há empate técnico, mas Seguro lidera. Que diz sondagem?













