Presidenciais? Há mais três debates para ver (e ouvir) em janeiro
- 26/12/2025
Depois de cerca de um mês de debate televisivos - 28 no total - com os candidatos à Presidência da República, vão realizar-se mais três, que os portugueses poderão acompanhar e ouvir.
Para abrir o novo ano, logo no dia 2 de janeiro, os oito candidatos que contam com apoios dos partidos com representação parlamentar, irão enfrentar-se no debate das rádios, que junta o Observador, a Antena 1, a Renascença e a TSF e que irá decorrer entre as 09h30 e as 11h30.
Quem são os candidatos presentes? André Ventura, António Filipe, António José Seguro, Catarina Martins, Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim de Figueiredo, Jorge Pinto e Luís Marques Mendes.
Três dias depois, no dia 5 de janeiro, a Antena 1 fará um debate presidencial com os restantes três candidatos - André Pestana, Humberto Correio e Manuel João Vieira. O debate vai ser moderado pela editora de Política da Antena 1, Natália Carvalho, e acontecerá entre as 10h00 e as 11h00.
Por fim, no dia seguinte, 6 de janeiro, os 11 candidatos a Belém juntam-se para o último debate, que será transmitido na RTP1 e na RTP Notícias e moderado pelo jornalista Carlos Daniel. O confronto deverá ter uma duração de pouco mais de 1h30 (entre as 22h00 e as 00h40).
Quem são os candidatos às Presidenciais? Recorde
De recordar que os portugueses voltam às urnas no dia 18 de janeiro de 2026 para escolher o próximo Presidente da República, que irá substituir Marcelo Rebelo de Sousa, que ocupa o cargo há 10 anos.
Luís Marques Mendes, António José Seguro, António Filipe, André Ventura, Catarina Martins, João Cotrim de Figueiredo, Jorge Pinto, Henrique Gouveia e Melo, Manuel João Vieira, André Pestana e Humberto Correia.
Três candidaturas foram excluídas pelo Tribunal Constitucional
o Tribunal Constitucional indicou, na passada terça-feira, que não admitiu as candidaturas às eleições presidenciais de Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso, após não terem corrigido no prazo estipulado irregularidades que tinham sido identificadas.
Na sexta-feira passada, o Tribunal Constitucional (TC) indicou num acórdão que tinha admitido 11 candidaturas às eleições presidenciais, enquanto outras três tinham sido notificadas para corrigirem, no prazo de dois dias, irregularidades que tinham sido identificadas. O prazo passou e as falhas não foram corrigidas.
Num acórdão divulgado na terça-feira, dia 23 de dezembro, o TC salientou que, findo esse prazo, nenhuma das três candidaturas supriu as irregularidades em questão.
Portugal teve cinco Presidentes da República. Quem?
Os portugueses elegeram cinco Presidentes da República, escolhidos a partir de 43 candidatos, e puseram nas urnas mais de 49,84 milhões de votos nas eleições realizadas desde 1976.
Após o 25 de Abril de 1974, Portugal teve cinco presidentes em democracia: António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006, Cavaco Silva (2006-2016) e Marcelo Rebelo de Sousa (2016-2026).















