Presidenciais. Figuras públicas revoltadas contra erro no boletim de voto
- 18/01/2026
Este domingo, 18 de janeiro, é um dia importante para a democracia portuguesa. Realizam-se hoje as eleições presidenciais para sabermos quem será o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa que ocupa o cargo de Presidente da República há dez anos.
Algumas figuras públicas já se dirigiram aos locais de voto mas depararam-se com um erro nos boletins. Nilton chamou a atenção para o engano de impressão do papel onde constam nomes de políticos cujas candidaturas não foram aceites.
Tratam-se de Joana Amaral Dias, José Cardoso e Ricardo Sousa. Estes três cidadãos não estão na corrida para serem presidentes da república e, sendo assim, votar num destes nomes será considerado nulo.
"Percebes que estás num país a brincar quando na eleição para o mais alto cargo da nação tens no boletim nomes que nem estão a concorrer. Tantas perguntas a serem feitas. Porque não fizeram novos boletins? Quem foi responsabilizado? Quem foi despedido? Como é possível levar as eleições a sério se quem as organiza não as leva? Já agora podiam ter aproveitado esses espaços para colocar publicidade. Punham o logotipo da Prozis na cara da Joana Amaral Dias, sei lá, algo assim e sempre faturávamos algo com isto…", reclamou o humorista ao mostrar a imagem do boletim.
"Só em Portugal mesmo", escreveu a atriz Andreia Dinis. "Isto em tribunal não dá direto a impugnação? A pergunta é séria"; "Imaginemos que a maioria vota num que nem está a concorrer. Como seria? Está aí o nome e o espaço para se escolher", escreveram outros seguidores de Nilton na caixa de comentários.
Por sua vez, António Raminhos também manifestou o seu descontentamento perante este erro.
"O Nilton é que relembrou e bem: como é que um gajo leva um país a sério se nem boletins novos fazem arriscando a que malta vote em candidaturas que nem foram aprovadas? Tanto dinheiro esbanjado em eventos, festas, fogos de artifício, subvenções... Ao menos metiam caras que a malta tivesse a certeza que não estavam a voto tipo o Batman, o Batatinha, um caniche... e mesmo assim acredito que haveria malta a dizer "este caniche inspira confiança! Vou votar nele!", revelou o também humorista.
Recorde- se que os candidatos são, de acordo com a ordem no boletim de voto, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), o músico Manuel João Vieira, Catarina Martins (apoiada pelo BE), João Cotrim Figueiredo (apoiado pela IL), o pintor Humberto Correia, António José Seguro (apoiado pelo PS), Luís Marques Mendes (apoiado por PSD e CDS-PP), André Ventura (apoiado pelo Chega), António Filipe (apoiado pelo PCP) e Henrique Gouveia e Melo.
Acompanhe todas a informações sobre as eleições presidenciais AO MINUTO no link abaixo.














