Presidenciais 2026. TikTok lança iniciativa para combater 'fake news'
- 10/12/2025
Será no dia 18 de janeiro de 2026 que se realizarão mais umas eleições presidenciais e, para garantir a legitimidade e integridade do processo democrático, o TikTok anunciou o lançamento de um novo Centro Eleitoral.
O objetivo da iniciativa é “combater desinformação e promover o acesso a conteúdos credíveis verificados e a informação essencial para o processo eleitoral”, com o TikTok a adiantar que a sua “equipa local de eleições” continuará a trabalhar para limitar conteúdos que possam contribuir para disseminar desinformação e causar confusão entre os portugueses.
Parte deste combate a desinformação passa por dar ferramentas aos criadores de conteúdos para identificarem conteúdos gerados por via de Inteligência Artificial.
“Para proteger os utilizadores de conteúdos enganadores, exigimos que os criadores marquem conteúdos realistas gerados por IA (AIGC) e temos sido consistentemente líderes no setor na adoção de novas ferramentas e tecnologias de etiquetagem de IA — incluindo um interruptor de etiquetagem para os criadores e as Credenciais de Conteúdo C2PA, que nos permitem identificar AIGC criado noutras plataformas”, pode ler-se no comunicado oficial partilhado pelo TikTok. “Conteúdos AIGC prejudiciais não são permitidos, mesmo que etiquetados. Isso inclui AIGC que represente figuras públicas ‘falsas’ a fazerem promoções, a serem promovidas ou a serem alvo de bullying ou assédio”.
O Centro Eleitoral dedicado às eleições presidenciais de 2026 já está disponível desde o dia 9 de dezembro e, além de estar disponível para acesso de qualquer pessoa, também será sugerido sempre que sejam feitas pesquisas relacionadas com o tema durante o período eleitoral.
Leia Também: 170 mil pessoas assinam petição para TikTok "corrigir design tóxico e viciante"














