Presidência da República no sapatinho? Os desejos de Natal dos candidatos

  • 25/12/2025

Em mensagens de Natal, divulgadas nas redes sociais, alguns dos candidatos às eleições presidenciais, que estão agendadas para a 18 de janeiro, recorreram às redes sociais para expressarem os seus desejos para esta época. 

 

Gouveia e Melo defende que "Portugal precisa de um rumo claro, de seriedade e de liderança" 

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo defendeu, na quarta-feira, que Portugal "precisa de um rumo claro, seriedade e liderança", afirmando acreditar que é possível um "país coeso" e que "sabe proteger quem trabalha, cuida e constrói o futuro".

Na mensagem em vídeo, Gouveia e Melo defende que a quadra festiva faz lembrar "a importância da solidariedade, da justiça e da responsabilidade" de se cuidar uns dos outros, "sobretudo dos que enfrentam maiores dificuldades e dos que muitas vezes se sentem esquecidos".

"Acredito profundamente num Portugal coeso, que não se resigna e que não deixa ninguém para trás, num país que sabe decidir, agir, proteger quem trabalha, quem cria valor, quem cuida e quem constrói o futuro", afirma.

"Portugal precisa hoje de um rumo claro, de seriedade e de liderança"

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo defendeu hoje que Portugal "precisa de um rumo claro, seriedade e liderança", afirmando acreditar que é possível um "país coeso" e que "sabe proteger quem trabalha, cuida e constrói o futuro".

Lusa | 17:25 - 24/12/2025

Catarina Martins apela a valores do Natal contra quem quer "olhos no chão"

A candidata presidencial e ex-líder do BE, Catarina Martins, salientou que o Natal celebra "a recusa da exclusão, a solidariedade e o humanismo" e criticou quem quer os portugueses de "olhos no chão".

"Nestes tempos em que nos querem de olhos no chão, convém lembrar que o Natal celebra as famílias perseguidas, a recusa da exclusão, a solidariedade, o humanismo", salienta Catarina Martins, numa mensagem de Natal divulgada ontem.

Catarina apela a valores do Natal contra quem quer

Catarina apela a valores do Natal contra quem quer "olhos no chão"

A candidata presidencial e ex-líder do BE, Catarina Martins, salientou hoje que o Natal celebra "a recusa da exclusão, a solidariedade e o humanismo" e criticou quem quer os portugueses de "olhos no chão". 

Lusa | 16:12 - 23/12/2025

Ventura pede que se aproveite Natal para assumir "valores cristãos"

O líder do Chega, André Ventura, também candidato presidencial, pediu que se aproveite o Natal para assumir os "valores cristãos de Portugal" e considerou que, "apesar de todos os problemas", os portugueses têm motivo para ter esperança.

"Neste Natal, gostava que fôssemos claros e firmes em assumirmos os nossos valores e cultura. Natal é luz, mas é também os nossos valores cristãos, a base da nossa civilização, da forma como vivemos, como gostamos de nos integrar, de ver as nossas famílias e a nossa celebração", afirma, numa mensagem de Natal divulgada nas redes sociais.

Ventura defende que "Natal é assumir os valores cristãos de Portugal e da Europa" e considera que os portugueses, "apesar de todos os problemas, da inversão de valores e de às vezes parecer que as coisas andam todas trocadas", têm "motivos para ter esperança no futuro".

Reconhecendo que Portugal tem "muitos desafios pela frente", designadamente na saúde, habitação e segurança, André Ventura afirma que é preciso garantir que "todos têm a habitação de que precisam para poder estar em família e viver num país seguro", e pede que o Natal seja "também luz sobre esses temas e preocupações dos portugueses".

Ventura pede que se aproveite Natal para assumir

Ventura pede que se aproveite Natal para assumir "valores cristãos"

O líder do Chega, André Ventura, também candidato presidencial, pediu hoje que se aproveite o Natal para assumir os "valores cristãos de Portugal" e considerou que, "apesar de todos os problemas", os portugueses têm motivo para ter esperança.

Lusa | 19:03 - 24/12/2025

Jorge Pinto quer construir "Portugal da pluralidade"

O candidato Jorge Pinto defendeu a necessidade de construir "um Portugal para todos", numa mensagem de Natal divulgada em vídeo nas redes sociais.

"Muitos de nós estaremos à mesa com familiares e amigos e iremos certamente discutir Portugal, o Portugal que temos e o Portugal que queremos", afirmou, reconhecendo que essas conversas podem ser intensas, mas sublinhando a importância da reconciliação. "Um Portugal que sabe discutir, mas que não se esquece do essencial", referiu Jorge Pinto.

"Neste Natal, saibamos construir um Portugal de todos, um Portugal que não é apenas branco, mas de todas as cores", afirmou, defendendo um país assente na diversidade, na pluralidade e nos diferentes sotaques. O Portugal da diversidade, da pluralidade, o Portugal dos diversos, no qual vale a pena viver", rematou.

"Brinde à paz", o pior ano e a Ucrânia: O balanço de Marcelo na ginjinha

Também durante o dia de ontem, o Presidente da República despediu-se da tradicional ginjinha no Barreiro com desejos de paz no mundo, e saúde e concórdia entre os portugueses, recordando os anos da pandemia como os mais difíceis dos seus dois mandatos.

"Brinde à paz", o pior ano e a Ucrânia: O balanço de Marcelo na ginjinha

Marcelo Rebelo de Sousa cumpriu hoje a tradição de ir até ao Barreiro beber uma ginjinha, apesar de ainda estar a recuperar da cirurgia pela qual passou há umas semanas. O Presidente da República aproveitou ainda para fazer um balanço dos seus 10 anos no cargo - e questionado sobre se já tinha feito as pazes com o filho disse apenas: "Em momento oportuno acontecerá".

Maria Gouveia | 15:13 - 24/12/2025

Recorde-se que as eleições presidenciais acontecem no dia 18 de janeiro de 2026. Se houver necessidade de uma segunda volta, os portugueses regressam às urnas três semanas depois, no dia 8 de fevereiro.

De salientar que esta é a 12.ª vez (incluindo as duas voltas das eleições de 1986) que os portugueses são chamados, desde 1976, a escolher o Presidente da República em democracia.

Leia Também: "Brinde à paz", o pior ano e a Ucrânia: O balanço de Marcelo na ginjinha

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2909565/presidencia-da-republica-no-sapatinho-os-desejos-de-natal-dos-candidatos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes