Presidência cipriota da UE defende diálogo com EUA sobre Gronelândia

  • 14/01/2026

"Acredito que, especialmente em situações em que temos este tipo de desacordos em desenvolvimento sobre uma série de questões extremamente importantes e impactantes, a resposta é tentar manter o diálogo", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros do Chipre, Constantinos Kombos, num encontro com jornalistas europeus em Nicósia, incluindo a Lusa.

 

No âmbito de uma viagem para os jornalistas da presidência cipriota da UE, o chefe da diplomacia do Chipre referiu que, "especialmente quando se trata da Gronelândia, a assertividade precisa ser muito clara no que diz respeito à integridade territorial e à soberania e isso será transmitido publicamente e em mensagens privadas por meio das interações".

Constantinos Kombos defendeu ainda "uma conversa muito profunda, também dentro da UE e dos Estados-membros da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]".

Também presente na ocasião, a vice-ministra dos Assuntos Europeus, Marilena Raouna, recordou a "experiência direta" ocupação ilegal da parte norte da República de Chipre pela Turquia, desde 1974, perante as ameaças norte-americanas sobre a Gronelândia.

"Somos o último Estado-membro da UE que se encontra sob ocupação militar", assinalou ainda, destacando que aí "reside a força" do Chipre.

Representantes da Dinamarca e da Gronelândia reúnem-se hoje em Washington com o vice-presidente norte-americano, JD Vance, e o chefe da diplomacia, Marco Rubio, num contexto de tensões sobre o território autónomo dinamarquês, alvo de pretensões do Presidente Donald Trump.

Perante as ameaças norte-americanas, a NATO e a Gronelândia anunciaram na segunda-feira que pretendem trabalhar no reforço da defesa da região autónoma dinamarquesa.

A Gronelândia, uma vasta ilha ártica com uma população de 57.000 habitantes, possui recursos minerais significativos, a maioria dos quais ainda inexplorados, além de uma localização estratégica.

Sobre o Irão, que enfrenta uma onda de protestos que já causou centenas de mortos, o chefe da diplomacia cipriota indicou estar "muito preocupada com os novos desenvolvimentos no terreno", admitindo discussões com outros países sobre novas sanções, quando se equacionam eventuais medidas a adotar na UE contra o regime iraniano.

Constantinos Kombos adiantou ter tido uma chamada telefónica no passado sábado com o Secretário de estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na qual ficou evidente "o consenso" na condenação à repressão das manifestações e "a necessidade de estar preparado e em alerta" sobre uma crise de maior dimensão.

A Comissão Europeia admitiu, no início da semana, propor novas sanções "mais severas" contra as autoridades do Irão, que teriam de ser aprovadas por unanimidade pelos Estados-membros do bloco comunitário, perante a "repressão violenta" das manifestações que abalam o país.

Já o Parlamento Europeu proibiu, também nessa altura, a entrada de diplomatas iranianos em todas as suas instalações.

O Chipre assume, entre o início de janeiro e final de junho, a presidência rotativa da UE, querendo uma "União autónoma, aberta ao mundo", num momento de fortes tensões geopolíticas, tanto nas relações transatlânticas como no Médio Oriente.

A República de Chipre, que aderiu à UE em 2004, assume a presidência do Conselho pela segunda vez, 14 anos após a primeira presidência em 2012.

Sucede à Dinamarca e será seguida depois, no segundo semestre deste ano, pela Irlanda.

Leia Também: França vai abrir consulado na Gronelândia para enviar mensagem política

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919098/presidencia-cipriota-da-ue-defende-dialogo-com-eua-sobre-gronelandia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes