Preços dos carros não devem aumentar muito em 2026 e 2027. Porquê?

  • 22/01/2026

Nos próximos dois anos, os consturtores não devem poder fazer aumentos consideráveis dos preços dos automóveis. É uma das previsões da Morningstar DBRS para o setor, que também antevê um ano de 2026 desafiante para o setor automóvel e aumento de dois por cento nas vendas de carros ligeiros de passageiros.

 

Em termos concretos, a consultora aponta que os desafios na indústria, o crescimento lento e a concorrência intensa faz com que não espere que a qualidade de crédito do setor automóvel global "melhore significativamente nos próximos dois anos".

"Esperamos que o volume de veículos de passageiros aumente apenas modestamente nos próximos dois anos e que a quota de veículos elétricos a bateria e híbridos continue a aumentar na Ásia e na Europa", referem os autores da análise hoje divulgada.

Na sua opinião, a atual tendência negativa para o 'rating' de crédito "reflete a diminuição agregada da margem de manobra das classificações de crédito", alertando que "pode levar a ações negativas de classificação de crédito em 2026".

Para 2026 e 2027, a Morningstar DBRS estima um crescimento de cerca de 2 por cento nas vendas globais de veículos, apesar de uma desaceleração na China, o maior mercado mundial, pela diminuição dos incentivos.

O mercado dos EUA deverá manter-se estável, próximo dos 16 milhões de automóveis, enquanto na Europa deverá haver "uma ligeira recuperação" nos veículos de passageiro, cujo volume de vendas deverá crescer 2 por cento, para 13,5 milhões, sobretudo pelo crescimento de híbridos e elétricos a bateria.

Preços não devem aumentar muito

Quanto aos preços, a Morningstar DBRS acredita que, devido ao ambiente económico de baixo crescimento e ao excesso de capacidade de produção na China e na Europa, as fabricantes não tenham margem para aumentos significativos dos preços nos próximos dois anos.

Carros eletrificados

No capítulo da eletrificação, a consultora estima que, este ano, a quota de registos de veículos híbridos e exclusivos elétricos represente 65 por cento na China e 30 por cento na Europa, fruto do desenvolvimento da infraestrutura de carregamento e desenvolvimentos na tecnologia de baterias.

Nos EUA, deverá haver uma estagnação na adoção de veículos totalmente elétricos, numa consequência da retirada da política de incentivos, falhas na infraestruturas e custos elevados - levando algumas fabricantes a focar-se na produção de híbridos e veículos com motor de combustão interna.

Face a um mercado global tão diversificado, os autores deste comentário antecipam que as fabricantes também diversifiquem as suas estratégias, com "um foco aumentado em termos de mercados, tecnologias e classe de veículos".

A Morningstar DBRS registou ainda que o ambiente competitivo na China está a prejudicar as fabricantes estrangeiras no país e que a transição tecnológica na Europa e na Ásia compreende investimentos fortes, "o que está a pressionar as margens operacionais e os fluxos de caixa".

A isto, junta-se o impacto das taxas alfandegárias, que "continuam a contribuir para incertezas geopolíticas e regulatórias, com um potencial impacto adverso na operação e desempenho financeiro das fabricantes".

Os autores do comentário acreditam que estas incertezas irão continuar a médio prazo.

Número de veículos vendidos em Portugal cresceu 6,2% em 2025

Número de veículos vendidos em Portugal cresceu 6,2% em 2025

O número de novos veículos colocados em circulação atingiu 264.821 no acumulado de 2025, o que representa um aumento de 6,2% face ao mesmo período de 2024, divulgou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Lusa | 17:08 - 02/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2924092/setor-automovel-deve-crescer-apesar-de-ano-desafiante#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes