Precisa de votar antecipadamente para a segunda volta? Eis como fazer

  • 21/01/2026

Os portugueses serão novamente chamados às urnas no dia 8 de fevereiro para a segunda volta das eleições presidenciais. Mas, mais uma vez, há a possibilidade de votar antecipadamente em mobilidade, caso esteja impossibilitado de ir às urnas no dia 8.

 

Para isso, deve inscrever-se no site votoantecipado.pt ou por via postal.

No caso dos doentes internados em estabelecimentos hospitalares e dos presos não privados de direitos políticos, as inscrições arrancaram ontem e decorrem até ao próximo dia 29.

Quanto aos eleitores que, por outras razões, pretendam votar antecipadamente em mobilidade poderão fazê-lo a 1 de fevereiro, devendo requerer essa modalidade entre 25 a 29 de janeiro.

Já os eleitores residentes no estrangeiro poderão votar entre os dias 27 e 29 de janeiro.

Para votar antecipadamente em mobilidade, deve escolher o município em que pretende exercer o direito de voto e inscrever-se. Para tal precisa de ter a seguinte informação:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número de identificação civil;
  • Morada (correspondente à do recenseamento eleitoral);
  • Contacto telefónico e, sempre que possível, endereço de correio eletrónico.

No dia do voto antecipado em mobilidade, deve dirigir-se à mesa de voto onde escolheu votar e levar consigo um documento de identificação, indicando a freguesia onde está recenseado. Existirá uma mesa de voto antecipado em cada município do continente e das Regiões Autónomas.

Já na mesa de voto, são-lhe entregues um boletim de voto e um envelope branco. Deverá, então, assinalar a sua escolha no boletim, dobrá-lo em quatro, colocá-lo no envelope branco e fechá-lo.

Este envelope, explica a Comissão Nacional de Eleições (CNE), é colocado noutro azul onde vão ser escritos o seu nome e número de identificação civil e a freguesia e posto de recenseamento, se houver, em que está inscrito. Este envelope é fechado e protegido com uma vinheta cujo duplicado lhe vai ser entregue e serve de recibo.

Caso se inscreva no voto antecipado em mobilidade e depois não consiga ir votar, poderá votar no dia da eleição - ou seja, a 8 de fevereiro - na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.

Recorde-se que esta será a segunda vez na sua história democrática que Portugal elege o Presidente da República numa segunda volta das eleições presidenciais. Marcado para 8 de fevereiro, o segundo sufrágio colocará frente a frente António José Seguro e André Ventura.

Sublinhe-se que o vencedor deste sufrágio vai suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016 e que termina o seu mandato em março de 2026.

"Apoios a António José Seguro em catadupa podem ser contraproducentes"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores, sobre os resultados da primeira volta das eleições presidenciais.

 Notícias ao Minuto | 09:19 - 21/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2923382/precisa-de-votar-antecipadamente-para-a-segunda-volta-eis-como-fazer#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes