Pré-avisos de greve recuam 23,7% em 2025 para mínimo desde 2020

  • 03/02/2026

Entre janeiro e dezembro de 2025, houve 839 pré-avisos de greve, o que representa um recuo de 23,66% face aos 1.099 registados em todo o ano de 2024.

 

O número de pré-avisos de greve registou em 2024 o primeiro recuo, após ter estado a subir consecutivamente desde 2021 e os 839 pré-avisos registados no ano passado são o valor mais baixo desde 2020, período marcado pela pandemia, quando foram registados 650 pré-avisos, de acordo com a análise da Lusa com base nos dados disponibilizados pela DGERT.

Deste 839 pré-avisos registados em 2025, a maioria (661, o equivalente a 78,8%) dizem respeito ao setor não empresarial do Estado, enquanto os restantes 178 foram registados no setor empresarial do Estado.

Quanto aos serviços mínimos, estes recuaram 7,3% em 2025, face ao período homólogo, para 178, de acordo com os dados da DGERT.

No que toca especificamente ao mês de dezembro de 2025, houve 64 pré-avisos de greve, o que representa um recuo de 72,17% face aos 230 registados no ano anterior.

Destes 64 pré-avisos de greve, a maioria também foi registada no setor não empresarial do Estado (56, o equivalente a 87,5%), ao passo que os restantes oito foram no setor empresarial do Estado.

Por setor de atividade, os transportes e armazenagem foram os setores com maior número de pré-avisos de greve entregues no último mês de 2025, representando 22% do total, seguidos pelas indústrias transformadoras e pelas atividades administrativas e dos serviços de apoio (ambas com 20%).

Em dezembro, houve 44 serviços mínimos decretados, o que representa uma subida de 51,7% face aos 29 registados no último mês de 2024.

O mês de dezembro coincidiu com a greve geral convocada pela CGTP e UGT contra a proposta do Governo de revisão da legislação laboral, a quinta a juntar as duas centrais sindicais e o que não acontecia desde a paralisação conjunta de 27 de junho de 2013.

As alterações à lei da greve são uma das medidas mais criticadas pelas centrais sindicais.

O Governo quer integrar os serviços de cuidado a crianças, idosos, doentes e pessoas com deficiência nos serviços mínimos em caso de greve, assim como os setores do abastecimento alimentar e os serviços de segurança privada de bens ou equipamentos essenciais.

Segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, a ideia é "ser um bocadinho mais exigente quanto à definição dos serviços mínimos, mas sem riscar o direito à greve", e tornando-o "apenas combatível com outros direitos fundamentais", nomeadamente o direito à saúde, ao trabalho ou "a circular".

O Código do Trabalho prevê atualmente que em caso de greve os serviços mínimos sejam assegurados "em empresa ou estabelecimento que se destine à satisfação de necessidades sociais impreteríveis", que incluem correios e telecomunicações, serviços médicos, hospitalares e medicamentosos, salubridade pública, incluindo a realização de funerais, serviços de energia e minas, incluindo o abastecimento de combustíveis.

Contemplados estão também abastecimento de águas, bombeiros, serviços de atendimento ao público que assegurem a satisfação de necessidades essenciais cuja prestação incumba ao Estado, transportes, incluindo portos, aeroportos, estações de caminho-de-ferro e de camionagem, relativos a passageiros, animais e géneros alimentares deterioráveis e a bens essenciais à economia nacional, abrangendo as respetivas cargas e descargas e transporte e segurança de valores monetários.

Leia Também: Fábrica já vendeu "centenas de milhares" de telhas, que "não são todas iguais"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2931975/pre-avisos-de-greve-recuam-23-7-em-2025-para-minimo-desde-2020#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes