"Posso estar mais perto de um AVC do que da realização plena"

  • 23/12/2025

O final de 2025 fica marcado por dois grandes sustos de saúde vividos na primeira pessoa por duas figuras públicas nacionais, são elas Nuno Markl que teve um AVC no final de novembro, e um segundo AVC já no hospital, e Joaquim Monchique que foi internado no último fim de semana com o mesmo problema de saúde.

 

Rui Santos, comentador e apresentador desportivo, não ficou indiferente às notícias sobre a condição de saúde que afetou ambos, o radialista e o ator, e pronunciou-se sobre o tema através das redes sociais. 

"Cada caso é um caso e o que aconteceu ao Nuno Markl e ao Joaquim Monchique, de quem muita gente gosta e aprecia na área do humor, está a acontecer cada vez com maior frequência - e se há casos clínicos que podem resultar de situações específicas de maus hábitos (alimentares, por exemplo) e outras situações muito concretas, este aumento de AVCs pode estar relacionado com a corrida desenfreada em que quase todos andamos", começou por referir.

Nesta sua reflexão, Rui Santos admite que tem pensado no tema ultimamente uma vez que foi sempre "um homem de imenso trabalho, muito ligado efetivamente ao trabalho e ainda mais quando estava no terreno, em condições difíceis, hoje - apesar de pensar diferente (mas abrandando pouco ou nada)".

"[...] e não se choquem com aquilo que vou dizer - que posso estar mais perto de um AVC do que da realização plena.

Eu acho que andámos todos à procura da realização plena e, na verdade, ela não existe. Ou porque tens gente que não gosta de ti e te trava, ou porque tens invejas à tua volta, ou simplesmente porque és vítima de bullyng profissional. E, nessa correria, às vezes louca e desenfreada, acontecem os AVCs, e estão a acontecer não apenas a quem já tem idade avançada", notou o comunicador, que tem atualmente 65 anos. 

"Se calhar temos todos de rever os nossos comportamentos. A forma como corremos, a forma como não se respeitam os mais experientes que poderiam ter vontade de ajudar os mais novos se estes tivessem a humildade de quererem aprender alguma coisa e não acharem que sabem tudo, num ritmo menos frenético e provavelmente mais distribuído, sem deixar de relevar as diferenças, porque não somos todos iguais", referiu. 

Por fim, Rui Santos enviou uma mensagem de força a Nuno Markl e Joaquim Monchique e apelou a que todos tenham mais consciência "nos ritmos e nos comportamentos".

"Não se deixa de ser profissional se soubermos ser produtivos sem ser «excessivos». E não criar associações para prejudicar outros também pode ser decisivo para poupar a saúde a muita gente", terminou.

Eis abaixo a publicação completa:

"O fenómeno da velhice e abandono é um dos problemas sociais mais graves"

O comentador Rui Santos expressou a sua indignação sobre o abandono de idosos, após os rumores de que o ator Joel Branco estaria alegadamente em situação de abandono hospitalar.

Catarina Carvalho Ferreira | 14:12 - 19/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2908855/posso-estar-mais-perto-de-um-avc-do-que-da-realizacao-plena#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes