Portuguesa na Venezuela afirma: "Está difícil. É preciso ter coragem"

  • 30/11/2025

Uma portuguesa residente na Venezuela afirmou, este domingo, que o que se está a viver no país "é um verdadeiro pesadelo", notando que são feitas "obras de teatro" pelos atores políticos "que mostram ao mundo o que querem mostrar".

 

"Isto é um pesadelo, é um verdadeiro pesadelo", disse Maria José Castro, em entrevista à RTP Notícias.

Questionada de que é que tem medo, a imigrante portuguesa salientou não sentir medo, mas sim tristeza. "É a tristeza que dá ver um país tão rico nesta miséria e neste caos tão grande", notou, acrescentando que Nicolás Maduro não sairá do poder.

"Penso que nem em Portugal a ditadura foi tão forte como é isto, porque esta gente tem poder e, com poder, sequestram, fazem estas obras de teatro e mostram ao mundo o que querem mostrar. Mas não é a verdade, não é a realidade", adiantou. 

Maria José Castro, imigrada desde 1973, destacou ainda que, em dois meses, a moeda desvalorizou "como nunca tinha acontecido". 

Já questionada acerca da posição dos Estados Unidos na luta contra o narcotráfico, a portuguesa considerou não haver "outra forma, não há outra forma de a Venezuela ser livre".

"A Venezuela é o centro comercial do tráfico de droga. É triste. Ao governo venezuelano não importam as sanções, porque eles vivem da droga; agora vê-se", apontou.

Sobre um possível regresso a Portugal, Maria José Castro assumiu que quer fazer o que "a mãe não fez", ou seja, "resistir até tirar o louco do poder", referindo-se ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro. 

"Isto aqui está duro. Está difícil. É preciso ter muita coragem para reclamar os direitos que estão a violar", sublinhou. 

"Não há a registar qualquer situação que justifique alarme"

De recordar que, este domingo, o ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu um comunicado a dar conta de que, até ao momento, "não há a registar qualquer situação que justifique alarme" entre a comunidade portuguesa que reside na Venezuela. 

"No âmbito da sua missão de apoio permanente à Comunidade Portuguesa, a Embaixada e os Consulados-Gerais estão em contacto permanente com os portugueses residentes na Venezuela, reforçando o compromisso do Estado com a proteção e assistência dos seus cidadãos", pode ler-se. 

E acrescenta: "Até ao momento, não há a registar qualquer situação que justifique alarme."

Portugueses na Venezuela?

Portugueses na Venezuela? "Não há situação que justifique alarme"

O ministério dos Negócios Estrangeiros referiu que, até ao momento, "não há a registar qualquer situação que justifique alarme" entre a comunidade portuguesa que reside na Venezuela. Ainda assim, disponibilizou vários contactos de emergência "a fim de garantir uma comunicação eficaz e atempada com os serviços consulares".

Notícias ao Minuto | 15:58 - 30/11/2025

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou preocupação pela comunidade portuguesa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, no sábado, que está a acompanhar em permanência a situação na Venezuela através do Governo, reafirmando preocupação com o momento complicado que vive a comunidade portuguesa.

"Tenho acompanhado através do Governo, permanentemente, sobretudo do senhor ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, tudo o que está a ser feito para prever os vários cenários possíveis e ter soluções", disse.

Venezuela?

Venezuela? "Tenho acompanhado através do Governo, permanentemente"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que acompanha em permanência a situação na Venezuela através do Governo, reafirmando preocupação com o momento complicado que vive a comunidade portuguesa.

Lusa | 23:06 - 29/11/2025

O que se passa na Venezuela?

Recorde-se de que, sob o pretexto de combater o narcotráfico, os Estados Unidos mantêm desde setembro um destacamento naval e aéreo em águas das Caraíbas próximas da Venezuela.

Adicionalmente, Washington associou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ao Cartel de Los Soles, um grupo alegadamente envolvido no tráfico de droga e classificado como terrorista pelos Estados Unidos.

A escalada de tensão entre os dois países acontece numa altura em que os Estados Unidos intensificam a pressão sobre a Venezuela com um grande destacamento militar, incluindo o maior porta-aviões do mundo, e admitem ataques terrestres no território venezuelano na luta contra os cartéis de droga.

De

De "fechado" à "ameaça colonialista": Que se passa entre EUA e Venezuela?

O espaço aéreo da Venezuela tornou-se no novo centro do conflito entre os Estados Unidos e o país liderado por Nicolás Maduro. Após o anúncio de Trump de que o espaço aéreo venezuelano deveria ser considerado "totalmente fechado", Caracas respondeu a condenar a "ameaça colonialista" norte-americana.

Carolina Pereira Soares | 08:23 - 30/11/2025

Leia Também: Venezuela: Petro pede medidas à UE e reunião da aviação civil

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2897339/portuguesa-na-venezuela-afirma-esta-dificil-e-preciso-ter-coragem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes