Portuguesa desmembrada no Luxemburgo: MP pede perpétua para suspeito

  • 21/11/2025

O julgamento do homicídio de Diana Santos, portuguesa de 40 anos desmembrada no Luxemburgo, terminou esta sexta-feira. O Ministério Público luxemburguês pediu a pena máxima para o principal suspeito (mas não único) do assassinato da portuguesa: pena perpétua.

 

Said Banhakeia sentou-se no banco dos réus durante o julgamento que se prolongou durante duas semanas. Em duas ocasiões distintas, o marroquino de 51 anos afirmou perante o juiz que não matou Diana Santos - "apenas" ajudou o sobrinho Gibran, que seria marido da portuguesa (através de um casamento alegadamente arranjado), a desmembrar a mulher e a esconder o corpo, relata o jornal Contacto.

O verdadeiro assassino, defendeu, é Gibran.

Acusação pediu pena perpétua sem liberdade condicional

Esta sexta-feira, durante a quarta e última sessão do julgamento, e nas declarações finais da acusação, o procurador recordou o depoimento do psiquiatra que testemunhou em tribunal. O profissional descreveu Said como uma pessoa "sem empatia", apesar de não ter indícios de qualquer doença mental, e como "manipulador".

Na intervenção de hora e meia, o procurador descreveu a relação entre Said e Diana como "violenta", defendendo que o marroquino queria que Diana acabasse a relação com o seu então namorado, Pedro - tendo, supostamente, falado com ambos para que terminassem o relacionamento.

O Ministério Público alegou que Said terá tido um ataque de ciúmes por ser "muito possessivo", o que o levou a cometer o crime: "Said tinha um motivo claro, bem definido. Para ele, a relação de Diana com Pedro era insuportável".

Ao longo do julgamento, Said defendeu que teria sido Gibran a matar Diana, mas o procurador nota que a situação era diferente, dado que o homem mais novo estaria numa relação com uma outra mulher.

Aliás, a teoria de que Gibran teria assassinado Diana devido a uma discussão sobre dinheiro em dívida para com a portuguesa (devido ao casamento arranjado entre os dois) tinha sido apenas mencionada por Said.

"Foi Said quem matou Diana", concluiu o procurador, frisando que "foi tudo organizado, premeditado e bem planeado".

Tendo em conta os crimes, de homicídio e mutilação de cadáver, o Ministério Público pediu ao coletivo de juízes que condenasse Said a pena perpétua sem possibilidade de liberdade condicional - a pena máxima no Luxemburgo.

Defende mantém que Gibran matou Diana e Said ajudou a esconder o crime

Do outro lado dos factos, a defesa, que falou ao longo de duas horas, argumentou que este "não foi um crime passional". Tanto Diana como Said mantinham várias relações, disse a advogada, alegando que, caso os ciúmes tivessem motivado o crime, o alvo teria sido os homens com quem Diana estaria envolvida e não a própria.

Quanto ao casamento arranjado, a advogada confirmou que, de facto, Diana e Gibran se casaram a 14 de julho de 2022, mediante a troca de uma elevada quantia de dinheiro para que o marroquino pudesse obter documentos para residir no país.

"O casamento era do interesse absoluto e exclusivo de Gibran", realçou, afirmando que Said não tinha qualquer ligação ao acordo.

A defesa manteve que o verdadeiro homicida é Gibran e que, se assim não fosse, o homem não teria fugido para Marrocos, "para obter proteção". Aliás, defendeu mesmo que se Gibran fosse extraditado para o Luxemburgo, que iria confessar os crimes.

A sentença do julgamento será conhecida apenas no próximo ano, a 5 de fevereiro.

Recorde-se de que o corpo de Diana Santos foi encontrado desmembrado e decapitado num edifício abandonado em Mont-Saint-Martin, na fronteira francesa, a 19 de setembro de 2022. Um mês e meio mais tarde, uma outra parte do corpo da portuguesa foi encontrada em Temmels, na fronteira alemã, a 1 de novembro desse mesmo ano. Diana terá sido assassinada na casa em que residia com Gibran.

Portuguesa morta em França era natural das Caxinas e cantava em bares

Portuguesa morta em França era natural das Caxinas e cantava em bares

Diana Santos vivia no Luxemburgo há vários anos. O corpo foi encontrado desmembrado, sem cabeça. Apenas foi identificado pelas tatuagens.

Notícias ao Minuto | 10:49 - 04/10/2022

Leia Também: Homicídio de portuguesa no Luxemburgo em 2022 começa a ser julgado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2892601/portuguesa-desmembrada-no-luxemburgo-mp-pede-perpetua-para-suspeito#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes