Portugal vai ter banco de recursos genéticos marinhos em 2027

  • 16/01/2026

O biobanco azul representa um investimento superior a quatro milhões de euros e deverá estar concluído no final do próximo ano.

 

Para a concretização da iniciativa o município de Oeiras e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) assinam hoje um contrato-programa para apoiar a criação do biobanco nacional, que vai preservar, estudar e valorizar os recursos biológicos marinhos do país.

Salvador Malheiro disse que o projeto será comparticipado em cerca de dois milhões de euros pelo instrumento financeiro Mar 2030 (financiamento para o setor das pescas, aquicultura e economia azul) no que respeita a equipamentos, com mais dois milhões a cargo da autarquia de Oeiras, para o edifício.

"Esta vai ser uma infraestrutura crítica para apoio àquilo a que chamamos a Economia Azul, nomeadamente nas áreas da biotecnologia azul. Estamos a falar desde a aquicultura às pescas, farmacêutica, cosmética, e tudo isto visando apoiar também a instalação de ´startups´", disse o secretário de Estado.

Segundo Salvador Malheiro, essas empresas terão um suporte, não só de acesso a materiais genéticos marinhos mas também a equipamento de ponta e a uma infraestrutura laboratorial dedicada, e que será disponibilizada para facilitar o desenvolvimento e inovação em meio empresarial.

A biotecnologia azul consiste na aplicação de recursos genéticos marinhos a vários subprodutos da indústria, como a farmacêutica, a cosmética, os biomateriais, os têxteis, ou as rações, um setor "altamente qualificado" e com empregabilidade que pode levar, exemplificou o governante, à criação de novos subprodutos, que inclusivamente podem substituir o recurso a energia fóssil.

Salvador Malheiro disse à Lusa que o primeiro passo para a criação do Genemar coincide com a entrada em vigor, no sábado, do Tratado do Alto Mar, já ratificado por Portugal e que contém regras para o uso do mar fora das jurisdições nacionais.

"Com o Genemar estamos a falar de futuro, de colocar Portugal mais uma vez na linha da frente e afirmando-se como uma nação marítima de excelência, também em matéria de recursos marinhos genéticos", disse.

O secretário de Estado destacou que, usando verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, "Portugal está a apostar nas mais variadas dimensões da economia azul", e disse que o Genemar se enquadra numa "estratégia global".

A procura e posse dos recursos marinhos genéticos será uma das "lutas" dos próximos anos nos Estados marinhos, afirmou.

A criação do Genemar, segundo o presidente da Câmara de Oeiras, citado num comunicado sobre o evento de hoje, vai impulsionar o programa estratégico de Oeiras Valley para os recursos marinhos, contribuindo para o desenvolvimento da economia nacional.

A celebração do contrato com o IPMA é "um passo decisivo na consolidação de Oeiras como território de ciência, inovação e conhecimento aplicado ao mar", disse, citado no comunicado.

Leia Também: Guarda. Autoridades investigam morte de 20 milhafres-reais em Leomil

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2920571/portugal-vai-ter-banco-de-recursos-geneticos-marinhos-em-2027#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes