Portugal tem cinco pesqueiros a operar sob bandeiras de alto risco

  • 20/01/2026

Num relatório hoje divulgado, a Oceana refere que, num total de 105 embarcações detidas por 16 Estados-membros e registadas em 20 jurisdições de alto risco, 73 são de Espanha, seguindo-se Portugal e Lituânia (cinco cada).

 

Em Portugal são quatro navios registados no Panamá e um na Serra Leoa.

As 105 embarcações são propriedade de cidadãos ou empresas domiciliados em 16 Estados-Membros da EU e 33 dessas embarcações estão autorizadas a exportar diretamente as suas capturas para a UE.

Por outro lado, dos 20 países de alto risco identificados no estudo, 15 exportaram frutos do mar para a UE em 2024, representando 601.732 toneladas de importações destes produtos, com a Rússia à cabeça (quase 209 mil toneladas, 764 milhões de euros), seguida pelo Equador (190,5 milhões de toneladas, 905 milhões de euros) e as Ilhas Faroé (109 milhões toneladas, 695 milhões de euros), sendo que Portugal importa dos dois primeiros.

As embarcações com bandeira de países como o Panamá, Belize, Senegal e Equador estão autorizadas a exportar as suas capturas diretamente para a UE, o que indica "o potencial envolvimento de proprietários da UE que operam a partir de jurisdições com controlos pesqueiros fracos, proteções laborais inadequadas ou regimes fiscais permissivos, aumentando assim o risco de produtos da pesca ilegal entrarem nas cadeias de abastecimento da UE", destaca a ONG.

Para a Oceana, a UE deve garantir que os seus próprios cidadãos não estejam envolvidos em atividades de pesca ilegal.

"Saber quem é o proprietário e quem lucra com os navios de pesca é fundamental para aplicar a política de tolerância zero da UE em relação à pesca ilegal e para proteger as comunidades costeiras em todo o mundo, os consumidores da UE, bem como o mercado europeu", referiu, em comunicado, diretora da campanha contra a pesca ilegal e pela transparência da Oceana na Europa Vanya Vulperhorst.

A organização ambientalista quer ainda que o executivo comunitário reforce os mecanismos de monitorização e fiscalização e investigue "ligações de propriedade entre cidadãos da UE e navios com bandeira estrangeira, dando prioridade aos que operam sob bandeiras de conveniência ou associados a riscos de pesca ilegal".

Uma das iniciativas para reduzir a pesca ilegal é a rastreabilidade da atividade ao longo da cadeia de fornecimento, produção e venda.

Leia Também: Autarca do Seixal diz que é "desumana" a forma como se viaja na Fertagus

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2922675/portugal-tem-cinco-pesqueiros-a-operar-sob-bandeiras-de-alto-risco#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes