Portugal quer terminar fase de grupos com triunfo frente ao Japão
- 08/11/2025
"O primeiro objetivo que tínhamos estabelecido aos jogadores foi cumprido, temos de ir por etapas. O objetivo está conseguido à segunda jornada, mas somos ambiciosos e queremos continuar no primeiro lugar e, por isso, no próximo jogo teremos a disputa dessa posição, com um jogo muito interessante", previu Bino Maçães, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A seleção portuguesa apurou-se na quinta-feira para os 16 avos de final do Mundial, depois vencer por 6-0 Marrocos e de os japoneses terem empatado 0-0 com a Nova Caledónia, na segunda jornada do Grupo B.
Com um jogo por disputar, Portugal lidera o grupo, com seis pontos, mais dois do que o Japão, e terminará sempre num dos dois primeiros lugares, os únicos que garantem automaticamente a qualificação, já que a Nova Caledónia (um ponto) e Marrocos (zero) não podem alcançar a equipa lusa.
"Nós queremos ganhar todos os jogos e ninguém entra em campo para que isso não aconteça, mas depois é preciso fazer determinadas coisas para que tudo corra bem e é isso que nós queremos: preparar bem. Tivemos só um dia para poder treinar em relvado, mas treinando bem aquilo que podemos fazer em jogo e sabendo que temos de respeitar muito o Japão", realçou.
Bino Maçães recordou que os portugueses perderam na última vez que defrontaram o Japão, "uma excelente equipa, que pratica bom futebol, muito organizada" e que "criará muitas dificuldades" aos jogadores nacionais.
O jogo da terceira jornada do Grupo B do Mundial de sub-17 entre Portugal e Japão está agendado para as 13:30 (horas de Lisboa) de domingo.
Também o médio Tomás Soares anteviu o encontro com os japoneses, assumindo que o principal objetivo dos campeões europeus daquele escalão é "passar em primeiro lugar".
"Sabemos que o Japão é uma equipa difícil, derrotou-nos há pouco tempo, mas estamos preparados e prontos para fazer um bom jogo", assegurou à FPF.
O jogador do Benfica mostrou-se ainda "muito feliz" com a passagem de Portugal aos 16 avos de final.
"Sabemos que era o nosso primeiro objetivo, mas ainda nos falta um jogo e estamos focados nele e na vitória", declarou.
Portugal participa pela quarta vez num Mundial de sub-17, após 1989, 1995 e 2003, sendo que a melhor prestação foi alcançada na estreia, com um terceiro lugar, na Escócia, na última ocasião em que o torneio se disputou no formato de sub-16.
O Mundial de sub-17 decorre até 27 de novembro, no Qatar, onde os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos, mais os oito melhores terceiros se apuram para os 16 avos de final.













