Portugal pondera envio de ajuda humanitária face a cheias em Moçambique

  • 24/01/2026

De acordo com a fonte, uma equipa de reconhecimento da Força da Reação Imediata, composta por quatro elementos - oficiais do Estado-Maior-General das Forças Armadas -, está em Moçambique desde 21 de janeiro, a fazer o reconhecimento das necessidades humanitárias, sobretudo nas províncias de Maputo e Gaza, no sul, as mais afetadas pelas cheias dos últimos 15 dias.

 

"Está a ser ponderado o envio, nos próximos dias, de meios aéreos com apoio humanitário multissetorial, com bens e equipamentos de primeira necessidade", disse a mesma fonte, sublinhando que se trata de uma resposta às "necessidades comunicadas por Moçambique".

A missão está a decorrer em coordenação com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique e com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, e tem como objetivo identificar necessidades críticas para informar a resposta humanitária em curso.

Portugal já anunciou na última semana 300 mil euros para apoio humanitário imediato em Moçambique, a ser canalizado através de parceiros multilaterais.

Pelo menos 642.122 pessoas foram afetadas desde 07 de janeiro pelas cheias em Moçambique, registando-se ainda 12 mortos, segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

De acordo com a base de dados do INGD, até às 15:50 (13:50 de Lisboa) de sexta-feira as cheias afetaram o equivalente a 139.708 famílias, com registo de 2.879 casas parcialmente destruídas, 757 totalmente destruídas e 71.560 inundadas.

Face ao balanço anterior, fechado oito horas antes, o número de pessoas afetadas aumentou em cerca de 35 mil.

Os dados do INGD referem ainda 45 feridos e quatro desaparecidos, numa altura em que centenas de famílias continuam sitiadas, a aguardar resgate, sobretudo no sul de Moçambique.

Desde o início da época das chuvas, em outubro, incluindo as últimas duas semanas de cheias, já morreram 125 pessoas em Moçambique e 774.828 pessoas foram afetadas, segundo os dados do INGD.

Até 16 de janeiro era referido o total de 103 óbitos e 173 mil pessoas afetadas desde o início da época das chuvas em Moçambique (que vai de outubro a abril), avançou nesse dia o Governo, decretando de seguida o alerta vermelho nacional.

Segundo os dados mais recentes estão atualmente ativos 91 centros de acomodação, com 94.917 pessoas, incluindo 19.254 que tiveram de ser resgatadas.

Prosseguem ações e tentativas de resgate de centenas de famílias que continuam sitiadas pelas cheias, algumas refugiadas em telhados de casas, sobretudo em Maputo e Gaza, sul de Moçambique. Estão envolvidos nestas operações, condicionadas pelo estado do tempo, mais de uma dezena de meios aéreos, incluindo da África do Sul, bem como embarcações privadas e da Marinha de Guerra.

Leia Também: Sindicatos pedem apoio das empresas aos trabalhadores face às cheias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2925554/portugal-pondera-envio-de-ajuda-humanitaria-face-a-cheias-em-mocambique#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes