Portugal perde com a Grécia e tropeça na corrida ao Mundial 2027
- 30/11/2025
A seleção nacional tropeçou, este domingo, na fase de qualificação para o Mundial de 2027, ao ser derrotado pela Grécia (68-76) na 2.ª jornada. Depois da vitória frente a Montenegro, na última quinta-feira, os comandados de Mário Gomes não conseguiu superar a formação helénica no Centro de Desportos e Congressos, em Matosinhos.
A Grécia entrou melhor na partida e no final do primeiro período contava com uma vantagem de sete pontos. A equipa lusa conseguiu equlibrar as contas no segundo período, vencendo por mais quatro pontos, mas no terceiro período a Grécia voltou a ser mais forte.
Portugal partiu para o derradeiro período em desvantagem, mas entrou a todo o gás e conseguiu reduzir para apenas dois pontos antes nos nove minutos finais.
A menos de cinco minutos da buzina, Portugal e Grécia estavam separados apenas por três pontos. No entanto, o esforço luso acabou por ser inglório e a vitória sorriu mesmo aos gregos.
Feitas as contas, a Grécia soma duas vitórias e vai liderando o grupo B. Na próxima dupla jornada, entre fevereiro e março, Portugal terá de medir forças com a Roménia por duas vezes, antes de defrontar, novamente, Montenegro e Grécia em julho.
Recorde-se que os três primeiros classificados do grupo dos oito agrupamentos são apurados para a segunda fase da qualificação.
Refira-se que o Mundial de 2027 vai decorrer no Qatar, entre 27 de agosto e 12 de setembro. Serão 32 as seleções em prova.
Neemias Queta sofre por fora
O nome de Neemias Queta é o grande ausente destas primeiras duas partidas de qualificação para o Mundial 2027, por não poder deixar os Boston Celtics, que competem na NBA, a meio da temporada.
Também Miguel Queiroz, do FC Porto, foi baixa de vulto nesta primeira dupla ronda, por conta de uma lesão no ombro esquerdo.
Leia Também: Portugal bate Montenegro no arranque da corrida ao Mundial de basquetebol













