Portugal país convidado do Festival Internacional de Cinema de Huesca
- 14/01/2026
A 54.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Huesca decorre de 05 a 13 de junho, no nordeste de Espanha, com Portugal como "país de honra" que "marcará transversalmente a programação", disse a organização, num comunicado.
"Além de convidados, tributos e projeções especiais" relacionadas com Portugal, a imagem oficial do festival deste ano foi feita pelo estúdio de 'design' português R2Design, segundo a mesma nota.
"É importante estreitar laços culturais com os nossos vizinhos, acreditamos firmemente que se podem gerar muitas sinergias e esta decisão procura apoiar estas convicções. Queremos que Huesca e o seu festival sejam pontos de referência para qualquer agente da indústria cinematográfica mundial", disse a diretora do festival, Estela Rasal, citada no comunicado, que não avança mais detalhes sobre a programação ou nomes de convidados.
A par de revelar que Portugal será o país convidado do festival este ano, a organização anunciou que estão abertas as inscrições de curtas-metragens que queiram fazer parte da seleção oficial da edição de 2026.
O festival recebe anualmente inscrições de cerca de 2.000 trabalhos "dos cinco continentes", segundo a organização, que realçou que são atribuídos três prémios em cada edição (Internacional, Ibero-americano e Documentário) que servem, em simultâneo, de pré-seleção para nomeações aos Óscares de Hollywood, da academia norte-americana de cinema.
"Cineastas de todo o mundo podem enviar as suas curtas-metragens até ao próximo 12 de fevereiro", revela a organização do festival, que distribui mais de 24 mil euros em prémios em cada edição.
Leia Também: Maria de Medeiros e filmes de portuguesas nomeados para os Goya













