Portugal goleia na 'rota' do Euro de sub-17 e disputa topo com Espanha
- 29/11/2025
A seleção portuguesa somou a segunda vitória em dois jogos na primeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa, chegando aos seis pontos e partilhando a liderança do Grupo A1 com a Espanha, que venceu hoje a Hungria por 2-0.
Depois da vitória ante a seleção magiar, na jornada inaugural, conquistada já nos minutos finais, Portugal entrou no encontro a querer mostrar serviço e, ainda dentro do primeiro minuto de jogo, Matilde Matos obrigou a guarda-redes búlgara a uma defesa apertada.
A Bulgária esteve perto de inaugurar o marcador, aos oito minutos, com Varbanov, isolada para a baliza, a precipitar-se na decisão e a rematar ao lado.
À meia hora de jogo e com Portugal finalmente a 'acelerar' os seus ataques, na 'ressaca' de um cruzamento, Madalena Loução, sozinha à entrada da área, 'atirou', de 'primeira' por cima da baliza de Yordanvova.
Seis minutos depois, num grande lance individual, Matilde Matos, a partir da direita do ataque 'luso', tirou três adversárias da frente e rematou em arco ao ângulo da baliza da Bulgária, inaugurando, assim, o marcador na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Aos 42 minutos, Portugal voltou a marcar, com Matilde Matos a 'descobrir' Madalena Loução, sozinha à entrada da área, que, com um grande remate, duplicou a vantagem portuguesa.
A primeira parte foi jogada quase exclusivamente no último terço defensivo da seleção búlgara, que procurava aproveitar a lentidão portuguesa na hora de decidir, através da exploração de contra-ataques, que Portugal controlava com relativa tranquilidade.
Portugal entrou para o segundo tempo determinado a aumentar a vantagem, mantendo a tendência dominante que teve na primeira parte e, aos 58 minutos, após um cruzamento que Yordanova não conseguiu agarrar, Leonor Rodrigues aproveitou o erro da 'guardiã' búlgara e de 'bicicleta' meteu a bola na pequena área, acabando Popova por a desviar para a própria baliza e colocando o marcador em 3-0 para Portugal.
A seleção nacional fazia-se valer do seu jogo exterior e de remates de longe, contra uma Bulgária que defendia na linha da área, deixando apenas Varbanov na linha de meio campo, que, nas poucas vezes que a bola lhe chegava em transições rápidas, não conseguia fazer frente a Carolina Delgado.
Portugal ameaçava 'à distância' e esteve perto de aumentar a vantagem, primeiro por Bruna Aguiar, aos 77 minutos, e logo a seguir por Rosa Fontes.
A 10 minutos do fim da partida, o golpe de vista enganou os espetadores na Cidade do Futebol, após o remate de fora da área de Francisca Fernandes passar a 'rasar' o poste búlgaro.
Três minutos depois foi Ona Gama a testar a guarda-redes da Bulgária, tendo Yordanova respondido com uma grande defesa.
Portugal chega ao 4-0 final já na compensação, numa jogada de insistência que termina com o 'desvio' de Rosa Fontes para o fundo das redes, após passe de Leonor Silva.
A equipa orientada por Beatriz Teixeira volta a entrar em campo no dia 02 de dezembro, frente à Espanha, na Cidade de Futebol, no jogo que irá decidir o primeiro lugar do Grupo A1 da qualificação para o Euro2026.
Leia Também: Portugal inicia com vitória 'suada' apuramento para Euro sub-17 feminino













